O primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2020 de Bom Despacho, feito entre 20 e 24 de janeiro, apontou 16,2%. O resultado deixa o município com um dos maiores índices na região composta por 54 cidades.

Nesta terça-feira (28), a Prefeitura divulgou que equipes de saúde já intensificaram ações de combate ao mosquito com mutirões de limpeza, fumacê, visita domiciliares e multa para quem insistir em desrespeitar as medidas preventivas.

Ainda segundo a Administração, as equipes de epidemiologia já visitaram 2.086 imóveis e notificaram 62 proprietários. “Estamos trabalhando duro, mas como 97% dos focos estão dentro das residências, a população é fundamental no combate ao mosquito”, destacou o gerente de epidemiologia, Fernando Júnior.

Combate ao mosquito
A Prefeitura informou que já deu início ao reforço das ações de combate ao Aedes aegypti.

“Estamos batendo fumacê em toda a cidade. Sábado (01)começaremos um mutirão de limpeza para ajudar as pessoas a limparem quintais. Também estamos fazendo bloqueios de transmissão nas áreas que moram pessoas com suspeita da doença. Estamos fazendo tratamento focal durante as visitas domiciliares e ainda promovendo ações educativas para conscientizar a população”, explicou Júnior.

A Prefeitura ainda recomentou aos moradores que “separando 10 minutos por semana e eliminando a água parada, os cidadãos salvarão vidas”. Além disso, “também é necessário limpar calhas, ralinhos, vasos de plantas, bebedouros de animais, caixas d’água”.

 

Fonte: Matéria do G1 ||https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2020/01/28/bom-despacho-divulga-primeiro-liraa-de-2020-indice-aponta-162percent-de-infestacao-pelo-aedes-aegypti.ghtml
COMPATILHAR: