Desde o início de 2012, o saldo de mortos por gripe suína em Minas Gerais é de 28 pessoas. A quantidade, divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta quarta-feira (22), já é sete vezes maior que o número registrado em 2011. Segundo o balanço oficial, o último caso confirmado foi em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde houve a primeira morte pela doença.
A relação ainda não inclui o óbito confirmado nesta terça-feira (21) pela Secretaria Regional de Saúde de Divinópolis. De acordo com o órgão do Centro-Oeste do estado, uma idosa de 81 anos morreu no dia 23 de julho em decorrência do vírus Influenza A. De acordo com o balanço da SES, atualmente há 14 casos de morte sob investigação.
Entre as mortes por gripe suína no estado, não há nenhuma vítima com menos de dez anos. A faixa etária em que se concentra o maior número de mortes (15) é a entre 40 a 59 anos. Nesse mesmo grupo de idade também está a quantidade mais alta de casos sob análise da Secretaria (33). Na capital, são investigados 16 casos.
De acordo com a lista da SES, Contagem, na região metropolitana de BH, Uberlândia e Pedrinópolis, no Triângulo Mineiro, são as cidades do estado onde se registram mais ocorrências de mortes. Novo balanço oficial será divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde na semana que vem.

COMPATILHAR: