Para garantir a formação de excelência do Unifor-MG, os coordenadores de cursos, com a supervisão da Diretoria Geral de Ensino, utilizam meios digitais para que os alunos aprendam na segurança da própria casa.

Uma das estratégias é a live, que permite a participação e contribuição de profissionais renomados de várias partes do País. Os temas são escolhidos sempre levando em consideração a matriz curricular. Em outro sentido, a instituição cumpre também seu papel social ao promover atividades de interesse social.

Nas últimas semanas, ocorreram: “O Papel do Pedagogo em Tempos de Aulas Remotas”, “Não tem dinheiro guardado? Vamos te ensinar a fazer uma reserva financeira do zero”, “Covid-19: Reflexos Jurídicos no Direito de Família”, “Educação Emocional e seus desdobramentos no cotidiano escolar e não escolar em tempo de quarentena”, “Marketing Digital: da Obrigação à Sobrevivência”, “Olhares sobre a Implantação e Gestão do Ensino Remoto nas Redes de Ensino: Desafios e Possibilidades”.

Surgiram ainda vários projetos, como foi o caso do Ponto de Inspiração que envolve os alunos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, além da Agro Live – iniciativa do curso de Engenharia Agronômica (temas abordados: “Ética no Meio Agrícola”, “Gerenciamento de Resíduos e a Agricultura”, “Cenário atual da produção de grãos no centro-oeste brasileiro”, “Formei e Agora?” e “Qualidade de Sementes Principais Desafios”).  

Houve a série Diálogo Jurídico On-line que debateu “Gestão Social no Contexto das Relações entre Estado, Mercado e Sociedade” (contou com o lançamento da 20ª edição da Revista do Curso de Direito V. 11 N.1), “Ex-Alunos: Trajetória e Escolhas Profissionais” e “Direitos da Natureza no Brasil e no Mundo”.

Convidados de várias instituições ministraram palestras no Circuito On-Line de Medicina Veterinária, entre elas: “Tuberculose e lácteos não pasteurizados – quais os riscos que a ciência nos mostra?”, “Casqueamento e Ferrageamento Equino – Abordagem Zootécnica”, “Casos de Rotina em Cirurgias Complexas”.

A programação apresentou ainda a “A experiência do MP-MG e o papel do Médico Veterinário na atuação especializada na defesa da Fauna”, que teve a participação da promotora de Justiça Luciana Imaculada de Paula e do mestre em Ciência Animal Gustavo de Morais Xaulim (Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna do MP-MG).

Nos desafios impostos pela Covid-19, eventos tradicionais foram transferidos para a plataforma digital, como ocorreu com a XVIII JAFE (Jornada de Atividades Físicas e Esportivas), que teve como tema “A Educação Física como profissão de vanguarda em tempos de pandemia”.

Os eventos citados são apenas amostras das ações realizadas que beneficiaram a comunidade acadêmica e regional. A necessidade de garantir um ensino de qualidade, simultâneo a medidas preventivas contra o coronavírus, demonstrou um cenário desafiador e que os educadores do Unifor-MG são capazes de criar novas formas de ensinar.

Mais uma vez o Centro Universitário de Formiga comprova que tem os melhores profissionais e tecnologia, aliados à perspicácia de uma Diretoria Geral de Ensino sempre pronta para garantir ao discente um aprendizado dinâmico e de excelência, em quaisquer circunstâncias.

Fonte: Unifor-MG

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