A indicação de leitura desta semana é o livro “Extraordinário” escrito pela autora R. J. Palacio. O projeto ‘’No Meio do Caminho tem um Livro’’ é realizado pelas bibliotecas públicas de Formiga.

A história conta a vida de August, um garoto de 10 anos de idade, que nasceu com uma síndrome rara (Treacher Collins), que causa uma deformidade no rosto.

Devido ao seu problema facial ele não frequentava a escola tradicional e passava grande parte do tempo em casa com seus pais e a irmã. Além disso, seus pais tinham receio que August sofresse preconceito devido a sua aparência.     

Ao longo dos anos, August passou por muitas cirurgias plásticas. Quando a sua doença fica mais controlada e as cirurgias não seriam mais necessárias, seus pais decidem ser a hora certa dele ir à escola.

Porém August passa a encarar aquele que seria o maior desafio de sua vida: abandonar a segurança do convívio familiar e começar a frequentar uma escola tradicional. Entretanto, a fim de que ele concordasse, seus pais disseram que sempre estariam ao seu lado para apoiá-lo e que ele poderia mudar de ideia caso não se sentisse confortável.

August, inicialmente se sente inseguro mas concorda em ir à escola e mesmo sofrendo preconceito e bullying ele não desiste. Desde o início August demonstra que é um garoto comum e que tem muita maturidade, mesmo para uma criança. Sua perseverança pouco a pouco conquista quem está ao seu redor.

Extraordinário tem uma história comovente e nos faz refletir: que o mundo atual segue cada vez mais preconceituoso, de tal modo que parece ser impossível remediar e acreditar na mudança das pessoas, mas o mesmo também deixa claro que acreditar em si e enfrentar os problemas de frente contribui para mudarmos o que deve ser mudado.

Sobre a autora: R. j. Palacio mora em Nova York. Ela trabalhou por mais de 20 anos como diretora editorial, diretora de arte e designer gráfica. O livro Extraordinário foi seu primeiro romance.

Esta obra faz parte do acervo da Biblioteca Pública Municipal Donateli Gandra Fonseca, localizada na rua Lassance Cunha, 671, bairro Quinzinho. O atendimento é de segunda à sexta-feira das 8h30 às 17h30.

Fonte: Bibliotecas Públicas

COMPATILHAR: