O livro Papo de Músico, do professor de educação musical Alex Arouca, está à venda no Bazar Guri, a preço acessível, e conta com quatro capítulos e ressalta as ideias sobre o universo musical. De acordo com o autor, esse foi sem dúvida seu maior desafio. Um velho plano que vinha arquitetando há muito tempo.
A obra foi lançada na escola Municipal Benedita Gomide Leite, no bairro Vargem Grande, no dia 8 de dezembro, juntamente com o CD ?Sucata Sinfônica?. O professor ressalta no livro que ?papos de músico? são apenas uma forma de comunicação, uma tentativa de fomentar as relações entre músicos, estudantes de música, educadores ou, simplesmente, amantes da boa música.
De acordo com Alex Arouca, o objetivo da obra foi conseguir chamar a atenção para assuntos que merecem reflexão, convergindo para a organização da camada da sociedade diretamente ligada à música.
O livro ressalta as polêmicas sobre a Ordem dos Músicos do Brasil, até sugestões de metodologias para a implantação da educação musical no país, passando pela geladeira dos camarins e ainda os festivais de música.
Ainda sobre a OMB, o autor acredita que todas as pessoas podem ser consideradas, de certa forma, músicos, pois a música é um produto da cultura, do sentimento e da inteligência humana. A diferença é que algumas desenvolvem habilidades e técnicas para a execução de instrumentos musicais e outras não.
No último capítulo da obra, Alex Arouca explica que, há alguns anos como professor de teclado na Escola Municipal de Música Eunézimo Lima (Emmel), começou um novo desafio: atuar na rede pública com educação musical, e a instituição escolhida foi a Escola Municipal Benedita Gomide Leite.
Alex Arouca conta que o prefeito Aluísio Veloso/PT perguntou se ele conhecia uma ?banda de latas?. ?Depois de minha resposta negativa, ele me mostrou alguns sites de cidades que desenvolviam projetos socioeducativos, que visavam à formação de bandas rítmicas com o uso de sucata?.
Assim, nasceu a ideia para o primeiro projeto. Durante o ano letivo de 2009, o autor escreveu e desenvolveu com os alunos da Escola Benedita, a Experiência Pedagógica ?Banda de Latas: Aprendendo com Ritmo?. No final do ano, foi presenteado com o segundo lugar no prêmio ?Mérito Nosso Educador?, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Educação.
Ainda em 2009, Alex Arouca escreveu um projeto, solicitando à Prefeitura a implantação de uma Rádio Escola. O prefeito e o secretário de Educação abraçaram a ideia e, no início de 2010, a escola Benedita Gomide recebeu os equipamentos. Era hora de mais um projeto, e mesmo o desenvolvimento da nova rádio, sob a responsabilidade da diretoria da escola, Alex Arouca escreveu o relato da experiência pedagógica R.A.D.I.O. – Rádio de Atividades Didáticas e Interdisciplinares para os Ouvintes.

COMPATILHAR: