Para protestar contra a licitação das casas lotéricas abertas antes de 1999, os lotéricos pretendem trabalhar hoje vestidos com a cor preta, segundo o vice-presidente do Sindicato dos Lotéricos de Minas Gerais (Sincoemg), Frederico Barbosa. “Outra medida que deverá ser adotada são cartazes contra a Caixa, que não respeita a Lei 12.869/13”, diz.

A ideia inicial era que as casas lotéricas ficassem com as portas baixadas e com bandeira preta em sinal de luto pelos empresários que devem ter as lojas leiloadas, das 10h às 12h. Entretanto, a Federação Brasileira das Empresas Lotéricas (Febralot), mudou o posicionamento divulgado antes em razão do receio de retaliação da Caixa.

O protesto acontece no mesmo dia da audiência pública sobre o assunto na Câmara dos Deputados, que segundo a Febralot deve reunir em Brasília de 2.000 a 2.500 donos de casas lotéricas de todo o país.

A Febralot informou que está tentando derrubar a licitação e fazer valer a Lei 12.869/13, que garante o direito de prorrogar a concessão por mais 20 anos, na Justiça. Para isso, já foi impetrado um mandado de segurança. Em Minas, 46 casas lotéricas podem ser leiloadas no primeiro lote.

Formiga

 De acordo com a gerente de uma casa lotérica do município, os estabelecimentos da cidade não aderiram ao protesto, pois, não foram comunicados.

O Tempo

COMPATILHAR: