O presidente Lula inaugura nesta segunda-feira (1), de forma simultânea e a partir de Brasília, 78 escolas federais de educação profissional em cidades de 19 estados de todas as regiões. Com a entrega dessas unidades, já serão 141 as escolas técnicas criadas por seu governo.
Outras 99 estão em construção e devem ficar prontas até o fim do ano. Em 2002, a rede federal de escolas técnicas contava com 140 instituições. Ao fim de 2010 serão 380, que oferecerão 500 mil vagas. Os investimentos do Ministério da Educação ultrapassam a R$ 1,1 bilhão.
A cerimônia desta segunda começará às 17 horas, quando Lula estará conectado, via teleconferência, com as novas escolas. Elas funcionarão a partir de março e, quando estiverem plenamente implantadas, agregarão quase 100 mil novas vagas em cursos técnicos de nível médio, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia. Nesta etapa os investimentos federais foram de R$ 175 milhões em obras físicas, equipamentos e mobiliário.
Para garantir o funcionamento das novas escolas, os institutos federais realizarão concursos públicos destinados à contratação de professores e técnicos administrativos. O Ministério do Planejamento, com aval do Congresso, já autorizou a criação de 8.900 vagas para profissionais de Educação ? 5.000 professores e 3.900 técnicos administrativos.

COMPATILHAR: