No xadrez eleitoral para a disputa ao Palácio do Planalto, as últimas movimentações dão conta de que o ex-presidente Lula (PT) poderia convidar o presidente do Senado, o mineiro Rodrigo Pacheco, para a vaga de vice. Pacheco filia-se hoje ao PSD do ex-ministro de Lula, Gilberto Kassab.

Alguns interlocutores confirmaram que o ex-presidente já tratou do desenho com aliados. Ele espera convencer Kassab a retomarem a aliança.

Assim, Lula anularia a possibilidade de uma terceira via e ainda teria um palanque forte em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral.

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), deve ser o candidato ao Governo de Minas, enfrentando o governador Romeu Zema (Novo), aliado do presidente Jair Bolsonaro. 

Kassab nutre simpatia por Lula, mas tem dito que quer lançar Pacheco à Presidência da República, discurso que deve repetir hoje no ato de filiação do presidente do Senado. 

Aliados do petista apostam que, após a janela para troca de partido, no próximo ano, as conversas podem avançar. 

Caso a dobradinha prospere, Minas poderá repetir a polarização nacional, com candidatos apoiados por Lula e Bolsonaro, o primeiro, com vantagem expressiva nas últimas pesquisas.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: