O presidente Lula da Silva fez sua primeira participação especial (bem curta) no desenho animado South Park, em um episódio que foi ao ar nos EUA na quarta-feira (15).
O episódio, chamado Pinewood Derby, pertence à 13ª temporada do desenho, e mostra a Terra ameaçada por um bandido alienígena.
Depois de matar o ladrão, os líderes de todo o mundo resolvem dividir o dinheiro espacial que o alienígena havia roubado, em vez de o devolver. Quando a polícia intergalática chega para reaver o dinheiro, Lula é um dos líderes (ao lado do francês Nicolas Sarkozy e do britânico Gordon Brown, entre outros) que tentam negar a existência do produto do roubo.
Esse não é o único reconhecimento internacional alcançado pelo presidente brasileiro. Recentemente, durante a reunião de cúpula do G-20, Barack Obama, presidente dos EUA, disse que Lula é o cara.

Brasil animado
O Brasil já figurou outras vezes em desenhos da TV dos EUA. Alguns dos casos mais célebres aconteceram em Os Simpsons: em 2002 a família amarela fez uma viagem para o país no episódio O feitiço de Lisa, mais especificamente, para o Rio de Janeiro. A cidade aparece como um perigo para turistas, com macacos andando nas ruas e com Homer sendo sequestrado por um taxista.
Quem não gostou do episódio foi a secretaria de turismo do Rio, que havia investido U$ 18 milhões na época para melhorar a imagem da cidade no exterior e chegou a ameaçar processar a Fox, produtora do desenho. No fim, os produtores do programa acabaram pedindo desculpas pelo programa.
A fama do futebol brasileiro também serviu de tema para Os Simpsons: Pelé apareceu, dublado por Hank Azaria (o cinegrafista do filme Godzilla), em um episódio de 1997 em que ele dá o pontapé inicial na partida entre México e Portugal em troca de um saco de dinheiro.
Já o ´Fenômeno´ Ronaldo colocou sua própria voz no desenho, onde ensina as regras do futebol para Homer Simpson, que resolve ser árbitro das partidas de futebol infantil de Lisa.

Confira o episódio em que o presidente Lula dá o ar da graça (o vídeo está em inglês)

COMPATILHAR: