Nesta terça-feira (18) é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Com isso, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Formiga que atua visando promover a liberdade, a autonomia e a integração social dos pacientes e seus familiares, defende o tratamento em liberdade, com vínculos sociais e comunitários e a busca pela cidadania plena são fundamentais para a construção de um futuro melhor.

A cidade é de todos e os espaços públicos devem ser ocupados com a alegria, energia, o jeito único de ser.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é o grande símbolo dessa proposta. O 18 de maio representa a luta de gerações e gerações de profissionais, familiares e pacientes que enfrentaram um tempo de manicômios, locais de aprisionamento e degradação da dignidade humana.

Pessoas que deram suas vidas e sua força para mudar um cenário de desrespeito aos Direitos Humanos. No Dia 18 de Maio, queremos dizer: trancar não é tratar! O melhor tratamento é a liberdade!

Hoje, no entanto, o caminho é outro. Viemos pedir a todos fiquem em casa! A luta pela saúde e pela vida está sendo diferente nesse momento de enfrentamento do coronavírus. Precisamos seguir nos resguardando, de evitar aglomerações e de vivermos nosso dia a dia de outra forma, à distância.

O 18 de maio de 2021 será diferente do que gostaríamos. Não teremos passeata, nem sarau, nem reuniões. Mas temos uns aos outros e temos nossos sonhos de um futuro melhor! Com os devidos cuidados e a vacinação em dia, poderemos em breve nos rever e nos abraçarmos novamente!

Pensando nisso, ficamos com as mensagens de alguns dos nossos usuários, que nos ensinam sobre a liberdade, o amor e a saúde mental:

Fonte: Decom

COMPATILHAR: