Entre os dias 15 de junho e 25 de julho, a Prefeitura de Formiga oferecerá para a população jovem que estuda na rede de ensino da cidade, com idade entre 14 e 25 anos, a segunda oficina de cinema. As inscrições estão sendo realizadas na Secretaria da Cultura ou nas secretarias das próprias escolas até o dia 4 de junho. O tema da oficina será ?Luz, câmera, patrimônio cultural?.
A equipe responsável pelo desenvolvimento técnico da oficina é a Imagu Filmes e terá como parceira a empresa Memória Arquitetura, de Belo Horizonte, que trará para os oficineiros, além de uma palestra sobre o que vem a ser o patrimônio cultural, uma oficina de percepção visual/sensorial, que servirá como base para que os alunos desenvolvam com maior facilidade o tema do curta desse ano. A Imagu Filmes ficará com as aulas teóricas-práticas, orientando os oficineiros desde a idéia original, passando pelo roteiro, pré-produção, técnicas de filmagem, equipamentos, fotografia, produção, direção, edição, pós-produção e autor ação de DVD.
Diretores da Imagu Filmes e instrutores da oficina, Joe Bazilio, Karen Pereira e Cleber Veloso, esperam que os alunos produzam um trabalho de qualidade, como foi feito na oficina anterior, para que possam participar com o filme da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural de festivais no Brasil e no exterior. O prefeito Aluisio Veloso é o maior incentivador desse projeto e tem dado maior incentivo para que as oficinas sejam permanentes e conta com o empenho da secretária de Cultura, Maria Andrada, para desenvolvimento do mesmo, diz Joe Bazilio.
Além disso, o prefeito trará ainda esse ano para a cidade, a segunda Mostra de curtas de Formiga, dessa vez, com um número maior de filmes, além de longas metragens que serão apresentados todas as noites em praça pública. Ele é um dos prefeitos que mais se preocupa com a questão cultural em toda nossa região salienta Karen. Esperamos que essa oficina leve novamente o nome da cidade de Formiga aos quatro cantos do planeta, demonstrando, assim, que aqui também se produz bons cineastas, como Alonso, Rubens e outros arremata Cleber.
Joe convida a população a participar do evento. ?E não perca a oportunidade de assistir esta peça, pois primeira oficina foi um grande sucesso no qual os alunos produziram o curta de ficção ?Uma sombra no passado?, que rodou o circuito internacional de festivais de curtas?, encerra o diretor.
Os interessados podem ligar para 3322-5660 / 3322-5770 para obter mais informações.

COMPATILHAR: