A macrorregião de saúde do Oeste evoluiu para a Onda Branca do programa estadual “Minas Consciente”. Na região, os municípios que aderiram ao plano são: Araújos, Cláudio, Córrego Danta, Córrego Fundo, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Moema, Pará de Minas e Santo Antônio de Monte.

 Esta etapa permite a abertura de mais alguns setores de comércio e serviços.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), as mudanças passam a valer a partir deste sábado (1º).

De acordo com o protocolo, a Onda Branca prevê a abertura de autoescolas, lojas de artigos esportivos e floriculturas.

 Nessa quinta-feira (30), a Prefeitura de Cláudio publicou um decreto anunciando a adesão ao plano. 

Segundo o Estado, esta é a última mudança de ondas que as macrorregiões passaram antes de entrar em vigor a reformulação do plano “Minas Consciente”, na próxima quinta-feira (6), com novas regras.

Novo Minas Consciente

As novas regras anunciadas pelo governador Romeu Zema, na quarta-feira (29), para o “Minas Consciente” englobam redução das ondas e regras específicas para cidades com até 30 mil habitantes. Também há mudanças para atendimento de bares e restaurantes, que poderão ter consumo no local em cidades nas fases amarela e verde.

Além disso, os municípios poderão seguir normas específicas para a microrregião, ao invés da macrorregião. Contudo, o governo de Minas ainda não divulgou qual onda cada uma das 62 microrregiões devem seguir a partir da próxima quinta-feira.

Até o dia 29 de julho, segundo o Estado, 302 municípios mineiros haviam aderido ao plano Minas Consciente, o que representa 35% do total. O plano passou por uma reformulação após consulta pública que contou com 630 contribuições.

 

COMPATILHAR: