Na reunião semanal do Comitê Extraordinário Covid-19, realizada nessa quinta-feira (6), ficou definido que a macrorregião Oeste permanece na Onda Vermelha do “Minas Consciente” por mais uma semana a partir de sábado (8).

De 14 macrorregiões mineiras, 11 seguem na fase vermelha, etapa que permite o funcionamento de todas as atividades econômicas desde que cumpram regras como maior distanciamento e limitação máxima de pessoas.

A incidência da Covid-19 teve um aumento de 11% nos últimos sete dias, segundo Estado. A positividade, ou seja, o percentual de pessoas com sintomas que testam positivo para a doença, se manteve em 39%, mesmo índice da semana passada, indicando estabilidade da doença.

A fila de espera por leitos apresentou queda, passando de 179 pessoas na última semana, para 157 nesta semana.

Conforme o Estado, cidades com menos de 30 mil habitantes apresentaram queda na incidência da Covid-19 pela terceira semana seguida. Agora, são 87 municípios com incidência abaixo de 50 casos para 100 mil habitantes, podendo progredir automaticamente de onda, independentemente da situação da região em que se encontram.

Vacinação

O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, falou sobre a efetividade da aplicação da segunda dose das vacinas contra a Covid-19, visto que os óbitos continuam em queda em pacientes acima de 70 anos.

“Esperamos que estes resultados também se reflitam no grupo de pessoas entre 60 e 70 anos a partir da aplicação da segunda dose da vacina que acontece nos próximos dias. Atualmente o nosso maior ponto de atenção é em relação ao número de casos e óbitos que continuam com maior incidência nesta faixa de idade”, alertou o secretário.

O titular da SES-MG destacou ainda que “o vírus ainda está circulando de forma intensa no nosso Estado. Todos precisam se proteger e proteger o outro”.

Onda Vermelha

No atual modelo do “Minas Consciente” mesmo que a cidade esteja na Onda Vermelha, comércio e eventos, por exemplo, serão liberados. As mudanças foram anunciadas em janeiro.

Mesmo com as alterações, algumas regras de distância como capacidade e limite de ocupação, devem ser seguidas. Há também restrição de algumas atividades que correspondem aos serviços essenciais, como padarias, bancos, farmácias e supermercados.

Fonte: G1

COMPATILHAR: