Implantado pelo Ministério da Saúde há mais de 25 anos, o Programa Saúde da Família (PSF)  é conhecido hoje como “Estratégia de Saúde da Família”, por não se tratar mais apenas de um “programa”, pois busca a reversão do modelo assistencial vigente, onde predomina o atendimento emergencial ao doente, na maioria das vezes nos hospitais.

A família passou a ser o objeto de atenção no ambiente em que vive, permitindo uma compreensão ampliada do processo saúde/doença. O programa inclui ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes.

O elemento chave dos PSF’s é o trabalho em equipe, com o objetivo de busca permanente de comunicação e troca de experiências, e conhecimentos entre os integrantes da equipe e o saber popular do agente comunitário de saúde.

Atualmente, o município de Arcos conta com 100% do seu território coberto pelos serviços dos postinhos. São 13 UBS’s na cidade (duas delas implantadas na gestão 2017/2020 – no bairro Floresta e no bairro São Vicente).

Equipes comprometidas

Fator que tem sido preponderante para o sucesso das ações nos postinhos de Arcos é o comprometimento das equipes que atuam nas unidades, nas residências e na mobilização da comunidade, caracterizando-se por prestar assistência integral, permanente e de qualidade, por realizar atividades de educação e promoção da saúde.

Informatização dos postinhos

A incorporação de tecnologia da informação por meio do registro eletrônico de dados em saúde na atenção básica foi outro ponto importante, e que transformou a organização do trabalho e as práticas profissionais.

De acordo com o coordenador da Atenção Básica de Saúde de Arcos, Robson Araújo de Andrade, é possível acompanhar todo o movimento dos postinhos em tempo real (pré-consultas, consultas, atendimentos), além de gerar relatórios integrais atuais e de meses passados. “No mês de maio de 2019, por exemplo, tivemos 9.322 atendimentos nos PSF’s do município. E nossos profissionais fazem de tudo para ofertar um serviço cada vez mais humano e próximo da comunidade”, explicou.

NASF de Arcos

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) tem como objetivo apoiar a consolidação da Atenção Básica, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Os núcleos são compostos por equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família e de Atenção Básica para populações específicas.

No NASF de Arcos foram feitas no mês de maio de 2019 – 256 avaliações/diagnóstico; 231 prescrições terapêuticas; e 493 procedimentos clínicos/terapêuticos; totalizando 980 atendimentos.

Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais, tanto na Unidade de Saúde, como nas visitas domiciliares; permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.

 

Fonte: Prefeitura de Arcos ||

COMPATILHAR: