Somente uma em cada seis escolas públicas brasileiras que recebem alunos mais pobres dá conta de cumprir mais de 80% do conteúdo programado para o ano letivo. Nos colégios onde estudam as crianças de nível social mais alto, o índice aumenta para 45,2% – quase metade das escolas.
Esses dados integram um tabelamento da Prova Brasil 2007 feito pelo pesquisador Ernesto Martins Faria, do site Estudando Educação (estudandoeducacao.com). O pesquisador usou os questionários socioeconômicos que acompanham a avaliação. As informações estão no jornal O Estado de S. Paulo.
A maioria dessas unidades escolares está nas regiões Norte e Nordeste e, para Ernesto Faria, a situação é problemática. São justamente as crianças de famílias com renda menor que chegam mais defasados porque vêm de famílias cujos pais têm escolaridade mais baixa. O pesquisador acredita que também são essas as unidades escolares onde a infraestrutura é precária: salas e bibliotecas não têm boa qualidade, os prédios estão em mau estado e faltam equipes pedagógicas bem preparadas.
Entre as possíveis causas para o não cumprimento do programa, está o número de falta dos alunos ? que podem ocorrer por dificuldades de acesso à escola, por exemplo ? e a ausência de professores, que geralmente são mal remunerados e trabalham em condiçoes desfavoráveis. O coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, defende que em vez de dar bônus, o melhor seria investir na melhoria da infraestrutura e dar adicionais a esses docentes dentro de uma política de carreira.

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