Em busca de melhores salários, muitas pessoas procuram as universidades com o objetivo de obter o nível superior, e assim conquistar uma posição de destaque no mercado de trabalho. Mas a oferta de cursos e o aumento de instituições educacionais não acompanham a colocação dos profissionais no mercado, como demonstra o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em Formiga, 13.131 pessoas sem instrução e fundamental incompleto correspondem à parcela economicamente ativo. Desse grupo de instrução, 16.753 não são economicamente ativos. Em contrapartida, apenas 3.415 pessoas com ensino superior completo são economicamente ativos, contra 812 não ativos.
Ainda de acordo com o IBGE, no grupo dos economicamente ativos, 9.643 têm o ensino médio completo e superior incompleto, contra 2.614 sem ocupação. Já os que possuem ensino fundamental completo e médio incompleto correspondem a 6.930 pessoas economicamente ativas. Desse grupo, 4.217 não tem ocupação. Formiguenses que não informaram o grau de instrução correspondem a 42 do grupo dos economicamente ativos, contra 60 não ativos.
Conforme informações do IBGE, as pessoas economicamente ativas representam quem trabalha ou quem está procurando emprego e são classificadas como: empregados, pessoas que trabalham por conta própria, empregadores e ainda aquelas pessoas que exercem uma ocupação econômica, sem remuneração, pelo menos 15 horas na semana, em ajuda a membro da unidade domiciliar em sua atividade econômica, ou em ajuda a instituições religiosas, beneficentes ou de cooperativismo, ou, ainda, como aprendiz ou estagiário.
Já as pessoas não economicamente ativas se referem à parcela da população que não está envolvida diretamente em atividades produtivas. Nesse grupo, estão incluídas as crianças, os estudantes, os deficientes físicos, os idosos e os que exercem atividades, mas não são remunerados, como as mulheres nas atividades domésticas.

Grau de instrução
A cada 10 anos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza o Censo, pesquisa que tem o objetivo de conhecer a situação da população brasileira. Em 2010, a investigação realizada nos domicílios formiguenses apontou que das 57.625 pessoas de 10 anos ou mais de idade, por nível de instrução, apenas 4.226 habitantes tinham o nível superior completo. Segundo o IBGE, 25.990 domicílios foram recenseados.
Dados do Censo de 2010 revelaram ainda que 29.884 formiguenses eram sem instrução e tinham o ensino fundamental incompleto, 11.147 pessoas tinham o fundamental completo e médio incompleto e 12.257 habitantes tinham o ensino médio completo e superior incompleto.
O Censo também apontou que a população formiguense em 2010 era de 65.128 pessoas. O número de residentes era de 54.486 pessoas. A estimativa do IBGE da população em 2011 era de 65.299 pessoas.

O Censo
A palavra censo vem do latim census e quer dizer ?conjunto dos dados estatísticos dos habitantes de uma cidade, província, estado, nação?. O Censo é a única pesquisa que visita todos os domicílios brasileiros (cerca de 58 milhões espalhados por 8.514.876,599 km²). Para conhecer a situação de vida da população em cada um dos 5.565 municípios do país. Um trabalho gigantesco, que envolve cerca de 230 mil pessoas, bem diferente da pesquisa amostral, que, como o próprio nome indica, investiga uma amostra da população e, a partir de modelos estatísticos, chega à representação do todo.

COMPATILHAR: