A Vigilância Epidemiológica de Formiga divulgou, nesta terça-feira (3), informações parciais sobre a Campanha de Vacinação contra a raiva para cães e gatos.

Até o momento, 11.244 animais foram imunizados. Desse total, 10.145 são cães e 1.099, gatos. 

“Conseguimos vacinar um grande número de animais no município. Porém, as doses se esgotaram com uma demanda ainda a ser suprida. Pensando nisso, já solicitamos mais doses da vacina e recomeçaremos a campanha assim que as recebermos”, disse a coordenadora do setor de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde, Ana Dalva Costa. 

A coordenadora explicou que o número de doses enviadas para cada município é estipulado pelo Ministério da Saúde de acordo com a quantidade de vacinas aplicadas no ano anterior. “Acreditamos que o número de pets tem crescido no município e que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde de seus animais de estimação”.

A campanha em Formiga teve início no dia 1º de julho. A Secretaria Municipal de Saúde promoveu dois dias de vacinação na zona urbana, imunizando animais em mais de 20 pontos estrategicamente distribuídos pela cidade. 

“A raiva é uma zoonose viral que se caracteriza por uma encefalite progressiva aguda e letal. Apesar de conhecida desde a antiguidade, a raiva continua sendo um problema de saúde pública nos países em desenvolvimento, especialmente a transmitida por cães e gatos em áreas urbanas, mantendo a cadeia de transmissão animal doméstico/homem”, especifica o guia de doenças infecciosas e parasitárias do Ministério da Saúde.

COMPATILHAR: