Daniel Felix de Oliveira está ansioso para o início do ano letivo. Com sete anos de idade, o pequeno estudante vai começar, em fevereiro, o seu percurso na educação básica, ingressando no 1º ano do ensino fundamental. Em Minas, contando a rede estadual e as municipais, 128.461 crianças enfrentam o mesmo friozinho na barriga, antes de entrar, talvez pela primeira vez, em uma sala de aula.
No caso de Daniel, o percurso escolar começou na educação infantil, mas a escola era pequena, atendia a cerca de 40 alunos, todos com até seis anos. Em 2012, a trajetória do garoto reserva um mundo completamente novo. Ele vai para a Escola Estadual Duque de Caxias, localizada no bairro Santa Helena, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, que conta com quase 600 alunos e uma estrutura que já o deixou bastante interessado.
?Tenho muita vontade de estudar lá porque é uma escola grande e bonita. Tem uma quadra de futebol, onde quero jogar muito?, conta. Estudioso, Daniel já sabe ler e escrever, mas quer se tornar um aluno cada vez melhor. ?Vou me dedicar aos estudos e vou fazer muitos amigos na escola?, conta. A Escola Estadual Duque de Caxias oferece do 1º ao 5º anos do ensino fundamental.
O pai de Daniel, Cléber Felix da Silva, já está acostumado, afinal dois de seus filhos já passaram pela Duque de Caxias e ele conhece a qualidade de ensino da escola. ?O meu primeiro filho, que hoje está com 14 anos, estudou lá. O segundo, que está com 11, também. Para o terceiro, nós queríamos o mesmo caminho. A escola dá uma boa base, tem boas notas nas avaliações do Estado e mantém um diálogo próximo com os pais. Todos do bairro gostam da escola. Ficaria chateado se o meu caçula não saísse para essa escola?, explica.
No Triângulo Mineiro a expectativa de pais e alunos não é diferente. Pablo Henrique Rodentino, de 6 anos, vai cursar o 1º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Maria Bauab Gibram, no município de Campo Belo. A mãe do futuro estudante, Cleidiane Helena Rodentino, explica a escolha: ?Essa é a escola que meu outro filho estuda e acho que assim fica mais fácil do Pablo entrosar. A escola é muito boa e ele está ansioso, porque serão novos colegas e uma nova professora?. A escola atende cerca de 300 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.
Acompanhamento da vida escolar
Ciente da importância da família na vida escolar dos estudantes, Cleidiane conversa com o filho para que ele tenha um ingresso tranquilo no primeiro ano. ?Eu sempre procuro falar com o Pablo as vantagens da escola, como os novos coleguinhas e professores. Também falo que ele vai aprender muitas coisas novas e que o irmão dele vai estar na escola?.
?É importante a parceria da família com a escola, porque o menino está entrando em um outro grupo social?, acrescenta a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos. ?Nos anos iniciais, é essencial a participação da família, porque tudo o que o menino vai precisar na sua trajetória escolar, ele vai aprender no ensino fundamental?, completa.
Os estudantes que vão ingressar no 1º ano do ensino fundamental em 2012 foram registrados no Cadastramento Escolar em junho do ano passado. O levantamento feito pelo Estado, em parceria com os municípios, permite o planejamento das vagas no ensino fundamental da rede pública. O cadastramento permite ainda que os estudantes tenham uma vaga garantida em uma escola perto de casa.
De acordo com as diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE), para ingressar no primeiro ano do ensino fundamental, o estudante terá que ter seis anos completos ou a serem completados até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.

COMPATILHAR: