Na sexta feira passada (5), mais de 5 mil voluntários e cerca de 30 veículos participaram do ?Dia de Alerta?, uma ação do Cinturão Regional de Combate à Dengue. No total, mais de 15 toneladas de lixo foram recolhidas, principalmente de lotes vagos e às margens dos rios.
O coordenador do setor de endemias, Anderson Avelar, comenta que os serviços realizados na sexta-feira foram apenas um alerta. ?Os trabalhos de rotina do setor continuarão a todo vapor. Às quintas e sextas-feiras, a caminhonete equipada com o fumacê continuará realizando a aplicação nos bairros, continuaremos o tratamento focal, a eliminação de criadouros, a pesquisa de dados e a campanha de conscientização?, afirma. Anderson Avelar fez questão de agradecer, em nome da Prefeitura, a todos os parceiros e à comunidade, que contribuíram para o sucesso do evento.
Na opinião da coordenadora do setor de epidemiologia, Juliana Castro, a atividade teve uma boa repercussão. ?De um modo geral, eu acho que foi bom, houve adesão da maioria das escolas. Deu uma balançada na população para que ela preste mais atenção às formas de prevenção. Foi uma ação produtiva e atingiu o objetivo proposto, que é de alertar a população para o perigo da dengue?, disse Juliana. Ela comentou ainda que onde não havia escolas nos bairros, as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) também saíram para as ruas para realizar os trabalhos.
Além dos estudantes, agentes de endemias e de saúde, servidores municipais e outros voluntários, cerca de 55 atiradores do Tiro de Guerra (TG 04 030) colaboraram com o mutirão de limpeza em diversos bairros. Diversos recipientes com larvas do mosquito transmissor da dengue foram encontrados durante o mutirão.

COMPATILHAR: