Estima-se que mais de 24 mil pessoas visitaram os cemitérios em Formiga, na segunda-feira (2) Dia de Finados. Ao redor de cada sepultura, uma história diferente.
De acordo com o Coordenador dos Cemitérios Municipais, João Carlos Vespúcio, no Cemitério do Santíssimo foram celebradas missas às 7h e às 17h, no do Rosário às 8h e no Parque da Saudade às 17h.
A Prefeitura disponibilizou 13 funcionários e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) o pipinha para atender aos visitantes com água potável. O João Vespúcio comentou que, devido à informatização dos cemitérios, tudo ficou sob controle. Os familiares conseguiram localizar facilmente os túmulos dos seus entes queridos?, afirma. Os familiares conseguiram localizar facilmente os túmulos dos seus entes queridos, afirma.
Em Formiga, existem três Cemitérios Urbanos e quatro na zona rural. Com estruturas diferenciadas e antigas, os Cemitérios do Santíssimo e do Rosário, inaugurados há mais de 100 anos, encontram-se limpos e com espaços organizados. O Cemitério Parque da Saudade, com uma estrutura nova, tem projetos diferenciados e padronizados.
Os cemitérios da zona rural também estão em bom estado de conservação. Os serviços são realizados em parceria com a comunidade que cuida e os mantém utilizando materiais disponibilizados pela Prefeitura.

Prefeitura recupera cemitérios que se tornaram parte da história de Formiga
Existem no Município de Formiga alguns cemitérios históricos, onde foram sepultadas pessoas que, possivelmente, foram acometidas por doença contagiosa.
Eles são o Cemitério dos Bexiguentos e o Túmulo do Escravo Adão. Temos ainda a cova da Maria Rodrigues, que é a mais conhecida.
De acordo com relatos, são fatos e realidades vividas com muito sofrimento, que aconteceram há mais de 100 anos e que hoje, a Administração Municipal vem colocar a conhecimento de todos.
A Prefeitura de Formiga, por meio do Setor de Funerária e Cemitérios, resgatou a história desses personagens e ainda, reformou os túmulos que, com o tempo, se tornaram, além de sagrados para o povo formiguense, um marco na história.
A Varíola, antigamente chamada de bexiga, foi a doença que matou todos os personagens das três histórias que contamos. A doença, inclusive, provocou até um fato histórico importante: a Revolta da Vacina.

COMPATILHAR: