Com o não-cumprimento da meta de pessoas vacinadas contra Rubéola em Minas Gerais, a Secretaria do Estado de Saúde tomou a decisão de prorrogar o prazo da vacinação até o dia 03 de outubro. A intenção é erradicar de vez a doença no país inteiro.
Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou as ações de conscientização e vacinação em todo o município. Na manhã de quinta-feira, 18 de setembro, foi divulgado o número parcial de pessoas já vacinadas contra a rubéola no município. De acordo com os dados apresentados, a Secretaria atingiu 87,39% da meta, com 26.796 vacinados.
A vacina deve ser tomada por homens e mulheres com idade entre 12 e 39 anos e pode ser encontrada em qualquer Unidade Básica de Saúde, no horário das 07h às 17h. Além disso, um posto móvel ficará instalado nos dias 18 e 19 de setembro, de 13h às 17h, na Praça Getúlio Vargas. Também em função da campanha, nesta quinta-feira, 18, o Posto Abílio Coutinho irá funcionar em horário especial, até às 20h00.
O principal alvo da campanha são os homens. De acordo com pesquisas, foram eles os responsáveis por mais de seis mil dos 8.684 casos confirmados no país em 2007. Apesar do foco no sexo masculino, a vacinação das mulheres é essencial para eliminar a circulação do vírus. Em Formiga, 83,86% dos homens foram vacinados, e 90,97% das mulheres.

COMPATILHAR: