Mais de 400 pessoas foram detidas durante o final de semana de pré-carnaval em São Paulo, segundo balanço da Secretaria da Segurança Pública divulgado na manhã desta segunda-feira (17).

De acordo com a SSP, nestes primeiros dois dias de folia, 64. 847 pessoas foram abordadas, sendo 265 presas, 21 adolescentes apreendidos e 127 procurados pela Justiça capturados.

O final de semana de festa teve desfiles de blocos já consagrados na cidade, como Acadêmicos do Baixo Augusta, na região central. A folia na capital paulista também foi marcada pela multidão de pessoas nas ruas e a presença de famosas.
00:00/00:00
De acordo com o portal G1, nesse domingo (16), a atriz Alessandra Negrini comandou o Acadêmicos do Baixo Augusta com fantasia manifesto em apoio à demarcação de terras indígenas. Na mesma data, a apresentadora Sabrina Sato fez sua estreia nos blocos de ruas.
No sábado (15), os blocos dos cantores Alceu Valença e Elba Ramalho reuniram 300 mil pessoas na região do Ibirapuera. Imagens feitas por drone da Guarda Civil Metropolitana (GCM) mostram o incontável número de pessoas nas ruas.

Roubos e furtos

Dentre as prisões, quatro colombianos, sendo três mulheres, foram detidos com 48 celulares furtados e roubados durante um bloco na Avenida Brigadeiro Faria Lima.

Na Avenida Luis Carlos Berrini, no início da tarde de domingo (16), um policial civil reagiu a um assalto e disparou contra um homem. Cinco pessoas foram baleadas e duas pessoas detidas. Entre os feridos estão duas mulheres que brincavam no carnaval de rua.

No sábado (15), drones da PM flagraram dois suspeitos roubando pessoas em um bloco de rua em Pinheiros. A imagem foi repassada aos policiais militares em patrulhamento no local. Dois suspeitos foram detidos e encaminhados ao 14º DP.

A SSP ainda afirma que os agentes de segurança do também detiveram um homem de 21 anos e um adolescente de 16, que furtavam foliões durante um bloco na Praça da República no sábado (15).

Eles foram encaminhados ao 2º DP (Bom Retiro). Reconhecida pelas vítimas, a dupla permaneceu à disposição da Vara da Infância e da Justiça.

Em bloco na Barra Funda, a equipe policial localizou dois drones utilizados de maneira irregular, abaixo de 30 metros horizontais, colocando as pessoas em risco.

Duas pessoas foram detidas ao 91º DP por não apresentarem documentação dos dispositivos completa.

Ainda conforme balanço da SSP, 45.017 veículos foram vistoriados, 24 armas e 59,9 kg de drogas apreendidas. Os policiais recuperaram 69 veículos produtos de roubo ou furto.

Efetivo policial

Segundo o governo, a Operação Carnaval Mais Seguro de 2020 tem em média de 15 mil policiais civis e militares atuando diariamente em todo o estado de São Paulo.

Também há reforço no número de viaturas e de aeronaves. São 12 helicópteros Águia do Comando de Aviação da PM (CavPM) destacados para o patrulhamento diário, monitoramento em tempo real em locais de eventos por meio do Dronepol – em média 50 drones por dia.

Participam ainda da operação policiais militares do Choque, dos Policiamentos Rodoviário, Ambiental e de Trânsito e do Corpo de Bombeiros.

 

Fonte: G1 ||
Imprimir
Comentários