O prazo para a entrega termina nesta quarta-feira (30) às 20h (horário de Brasília) para as declarações enviadas pela internet. As informações também podem ser fornecidas através de disquetes, nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, e em formulário de papel postado nos Correios. Quem vai enviar a declaração em formulário pelos Correios ou em disquete pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal deve ficar atento ao horário de funcionamento de cada agência.
A Receita informou que a paralisação dos auditores fiscais em todo o País não influencia o recebimento das declarações já que a quase totalidade dos contribuintes tem optado pela internet para enviar os dados. Mesmo assim, o contribuinte pode tirar dúvidas no 146.
Segundo a Receita, o sistema tem capacidade para receber até 3 milhões de documentos por dia. Mesmo assim, o órgão alerta ao contribuinte que evite declarar na última hora, para não encontrar dificuldades em transmitir a declaração pela internet.
Quem não declarar ou perder o prazo pagará multa que varia de R$ 165,74 a 20% do imposto devido.
Neste ano, a declaração do Imposto de Renda tem novidades, como a obrigatoriedade de informar o número do recibo de entrega do ano passado. Outra mudança ocorreu nas informações sobre abatimentos com despesas, como educação e saúde, que agora devem vir acompanhadas do CPF ou CNPJ do beneficiário. O CPF dos dependentes com mais de 18 anos também passou a ser obrigatório.

COMPATILHAR: