O Executivo enviou para a Câmara Municipal na segunda-feira (9) um projeto de lei complementar que cria oito vagas para odontólogo. As vagas serão inseridas no concurso público da Prefeitura que deve ser realizado ainda neste ano.
As vagas para o Centro de Especialidade Odontológico (CEO) são: três para odontólogo -endodontista, um para odontólogo estomatologista e diagnóstico, um para odontólogo cirurgião geral, dois para odontólogo portadores de necessidades especiais e um para odontólogo periodontista.
No dia 2 deste mês, foram aprovados mais 14 cargos de provimento efetivo para o concurso da Prefeitura. No dia 5 de março, foi aprovado um projeto de lei com o objetivo de viabilizar a realização de concurso público, com 167 vagas. O total de vagas criadas até o momento é de 189.
Para os profissionais de odontologia, o salário é de R$2.160 para 20 horas semanais. Vale salientar que o projeto em questão se deve pelo motivo de que as vagas agora pleiteadas não foram abertas ou criadas na Lei Complementar nº 71 e que é de suma importância para o município para a criação das mesmas.
O vereador Gonçalo Faria/PSB explicou que a Câmara Municipal recebeu uma série de projetos de leis em regime de urgência e que em fevereiro foi negociado alguns reajustes nos salários dos servidores, principalmente referente aos profissionais do Centro de Especialidade Odontológico. ?Essa Casa sabia da intenção de fazer este reajuste e o projeto não conseguiu chegar a tempo nesta Casa e ele está dando entrada aqui às 14h34. Vamos dar um intervalo e fazer outra reunião para que esse projeto seja aprovado?, explicou.
De acordo com o superintendente de Assuntos Institucionais da Prefeitura, Fernando Porto, os cirurgiões dentistas do CEO são contratados por meio de um programa do Governo Federal e que a demanda no local exige a especialização nas referidas áreas. ?Hoje eles são contratados temporariamente por meio de uma lei municipal, após o concurso, os aprovados é que preencherão estas vagas?, explicou.
Os cirurgiões dentistas dos Postos de Saúde estiveram no plenário da Câmara reivindicando melhorias salariais e encaminharam uma carta à mesa diretora, como forma de protesto.
A correspondência foi lida durante a reunião. Confira a carta na íntegra:
?A classe dos cirurgiões dentistas concursados e efetivados vem por meio desta, manifestar nosso completo repúdio e indignação à forma com que fomos tratados nesses meses que antecedem esta 152ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Formiga, em que nos foi garantida uma correção dos nossos salários através de um projeto de lei que seria encaminhado hoje [segunda-feira] pelo Gabinete. Essa correção seria baseada em uma pesquisa na qual foi constatado que o nosso salário é o pior do Centro-Oeste.
Gostaríamos de enfatizar, que mesmo com o pior salário e com péssimas condições de trabalho, constatadas pela própria vigilância sanitária do município, conseguimos atingir a nota máxima na avaliação do SUS, elevando a média da saúde, que foi de 6,1, aqui na cidade. Agradecemos a Câmara Municipal pelo espaço cedido?.

COMPATILHAR: