A partir deste ano, mais três professores do Unifor-MG começarão a cursar mestrado. O corpo docente do Centro Universitário de Formiga composto por professores especialistas, mestres e doutores é o que reforça a qualidade de ensino.
A professora Adriana Costa Prado Oliveira, o professor Lucas Chaves Mascarenhas, ambos do curso de direito, e o professor Paulo Márcio Montserrat, dos cursos de educação física (bacharelado e licenciatura), farão mestrado na Funedi (Fundação Educacional de Divinópolis), associada à UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais), em Divinópolis. As aulas terão início no dia 21 de fevereiro, realizadas às sextas-feiras.
Os três professores do Unifor-MG estão incluídos na linha de pesquisa Desigualdades Regionais e Inclusão Social, relacionada a estudos interdisciplinares relativos ao acesso democrático às tecnologias de informações e comunicação, à produção do consumo de bens culturais e às políticas sociais que promovam a inclusão social das populações dos municípios da Microrregião Industrial do Centro-Oeste de Minas Gerais.
O projeto de Adriana Costa Prado Oliveira tem como ?A desigualdade social no acesso à saúde?. Segundo ela, o desafio era escolher um assunto que tenha uma correlação entre a atividade profissional, uma vez que se trata de um mestrado profissional, relacionado à vivência e prática no exercício da profissão com o desenvolvimento regional.
Sobre o incentivo da instituição no processo de educação continuada, Adriana Costa Prado Oliveira enfatizou: ?Estamos muito satisfeitos com o apoio do Unifor-MG que, desde o primeiro momento, quando eu procurei alguns diretores, algumas pessoas que estão bem engajadas nessa área, inclusive a Diretora Geral de Ensino, professora Inêidina Sobreira, me deu total apoio, sugestões de temas nesse sentido. O Unifor-MG incentiva e também oferece uma colaboração no sentido material?.
?As expectativas são as melhores possíveis. Estamos muito empenhados e sabemos que o mestrado é sempre muito bem-vindo, é um aprimoramento necessário aos professores. A expectativa é repassar toda essa vivência, essa prática, esse conhecimento aos alunos do Unifor-MG?, ressaltou.
Adriana Costa Prado tem especialização em Direito Privado e leciona as disciplinas de Práticas Jurídicas e Direito Processual Penal.
No caso do professor Lucas Chaves Mascarenhas, o projeto tem como tema ?Da miséria ao mercado de trabalho: uma análise do Programa Bolsa Família do Governo Federal e seu impacto na inclusão de assistidos no mercado formal de trabalho no município de Formiga?.
?Essa proposta surgiu porque eu fui presidente do Conselho Municipal de Assistência Social do município de Formiga, em uma gestão de dois anos e meio a três anos. Percebemos que os assistidos do Bolsa Família, depois de um programa de qualificação profissional, quando a empresa sugeria a reinserção no mercado de trabalho, na hora de assinar a carteira, alguns não queriam porque iriam perder o programa. Então, a pesquisa busca investigar essa situação, se realmente ocorre em grande escala ou como funcional e, também, apresentar algumas condicionalidades no programa para que isso não ocorra. Vemos nos benefícios previdenciários que existe uma mensalidade de manutenção em que a pessoa não perde o benefício e pode buscar novas fontes de renda?, explicou.
?É muito bom poder investigar algo que a gente já teve contato na realidade no dia a dia e fazer uma pesquisa de campo, com uma abrangência maior e procurar também fomentar o estudo acadêmico e melhorar também o perfil do profissional?, acrescentou.
Lucas Mascarenhas é advogado, professor no Unifor-MG há cinco anos, tem três pós-graduações: em Direito Público, em Direito Previdenciário e em Direito Constitucional e está concluindo outra especialização em Direito Tributário. Ele leciona as disciplinas de Direito Tributário e Direito Previdenciário.
Já Paulo Márcio Montserrat desenvolverá o projeto com o tema ?Estudo comparativo do estado nutricional, hábitos alimentares e prática de atividade física entre escolares da rede pública e privada de ensino do município de Formiga-MG?.
?O enfoque é a obesidade infantil, doença na qual o excesso de gordura corporal se acumulou a tal ponto que a saúde pode ser afetada. A obesidade está associada ao desenvolvimento de doenças como a hipertensão arterial, diabetes melitus tipo 2, acidente vascular cerebral. Então, diante desse fator, estratégias de combate à obesidade têm sido voltadas para a prevenção. O público-alvo é composto por crianças e adolescentes, justificando que crianças obesas têm forte probabilidade de se tornarem adultos obesos?.
Segundo Paulo Márcio Montserrat, em Formiga são 67.617 habitantes e tem aproximadamente 7.905 alunos regularmente matriculados, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) do ano de 2012.
?É importante a qualificação profissional para repassar os conhecimentos aos alunos. No meu caso, por exemplo, eu já fui um aluno da Instituição e estou retornando agora, o Unifor-MG deu essa oportunidade, com o apoio do coordenador dos cursos de educação Física, professor Leonardo Nogueira Coelho, e também da professora Roberta Avelar Araújo Garcia, coordenadora geral de cursos. Minha expectativa é começar logo o curso de mestrado, eu já havia feito disciplina isolada no ano passado?.
Paulo Márcio Montserrat é graduado em educação física pelo Unifor-MG, fez especialização em Atividade Física Adaptada à Saúde, trabalha na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), em Formiga, onde começou como estagiário do curso de Educação Física, em 2003. Em 2006, se tornou funcionário público, hoje é funcionário efetivado pela Lei 100. Trabalha no Unifor-MG desde 2008, quando começou como professor de dependência e, no segundo semestre de 2013, assumiu as disciplinas de Futebol e Futsal.

COMPATILHAR: