Todos os anos, a Reitoria do Centro Universitário de Formiga promove um Encontro com os Calouros para recepcionar os novos acadêmicos e repassar algumas orientações. O encontro foi realizado nos dias 16, 17 e 22 de fevereiro, dividido por turmas.

Os calouros de todos os cursos de graduação receberam o Manual do Aluno 2016, o qual contém todas as informações necessárias para a vida acadêmica deles no âmbito do Unifor-MG, além de um Guia de Localização, calendário acadêmico e um kit escolar, cedido pelo Sicoob Credifor.

No dia 16, os alunos dos cursos de Estética, Fisioterapia, Biomedicina e Biblioteconomia foram os primeiros a participarem do Encontro com os Calouros. Em seguida, os acadêmicos do primeiro período dos cursos de Direito, Administração e Marketing também se encontraram com os membros da Reitoria, no Salão de Eventos “Prof. Walmor de Borba”, no Prédio 4.

Na manhã do dia 17, os calouros de Medicina Veterinária participaram da atividade. No turno da noite, os novos alunos dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Química, Educação Física Licenciatura e Educação Física Bacharelado foram recepcionados pelos dirigentes da Instituição.

O último dia do Encontro com os Calouros, dia 22, reuniu os acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis, Pedagogia, Ciências Biológicas e Ciência da Computação, em um primeiro momento, e os ingressantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Agronômica e Engenharia Civil, em um segundo momento, no Salão Nobre “Eunézimo Lima, no Prédio 1.

 

Pronunciamentos e orientações

Durante o Encontro com os Calouros, o reitor do Unifor-MG, Marco Antonio de Sousa Leão, deu as boas-vindas, falou sobre a escolha dos cursos, a importância do ensino superior, a era do conhecimento e da informação, sistema econômico e normas sociais, concorrência no mercado de trabalho e negócios, a avaliação dos resultados da Instituição pelo MEC (Ministério da Educação), pela sociedade e pelo Ministério Público.

O reitor também abordou sobre os novos investimentos, incentivo para a participação em eventos científicos, os benefícios oferecidos aos alunos, como bolsas de estudo, estágios, seguro em caso de acidente pessoal, acesso gratuito ao Clube Unifor-MG, falou sobre a Fazenda Laboratório, a Biblioteca, além de instruir os alunos em relação à participação deles nos órgãos colegiados.

Na sequência, o coordenador do Departamento de Comunicação, Gustavo Henrique Gondim, apresentou os meios de comunicação utilizados para manter os alunos informados, como o site institucional, com ênfase no Portal do Aluno, Facebook, Instagram, WhatsApp, canal da TV Unifor-MG no YouTube, murais de avisos e informativo impresso.

Para finalizar o Encontro com os Calouros, a Diretora Geral de Ensino, Inêidina Sobreira, fez algumas orientações gerais, explicou a importância de consultarem o Manual do Aluno e de conhecerem os regulamentos e prazos da Instituição, explicou o funcionamento dos departamentos e suas hierarquias, enfatizou a importância da participação efetiva nas atividades e oportunidades do ambiente estudantil, falou sobre os cursos de nivelamento para alunos que tenham dificuldades em alguma disciplina, dentre outros assuntos de interesse dos acadêmicos.

Além de um vídeo institucional para conhecerem um pouco do campus universitário e demais unidades mantidas pela Fuom (Fundação Educacional de Formiga-MG), os calouros também assistiram a um vídeo motivacional.

 

Fonte: Unifor-MG||

COMPATILHAR: