Redação Últimas Notícias 

Um incêndio foi registrado no início da tarde desta segunda-feira (30), no Horto Florestal, localizado às margens da avenida Tabelião Juca Almeida.

Com o tempo seco combinado com o calor do período da tarde e o vento, as chamas se alastraram com facilidade e atingiram uma área considerável do terreno.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu conter a expansão das chamas.

A falta de limpeza e manutenção das áreas públicas, em especial estas como Horto Florestal, Parque do Jequitibá e outras reservas existentes na cidade, todas mal cercadas e não possuindo vigias, estão sim, sujeitas a ação de vândalos.

É preciso que as populações do entorno de tais áreas auxiliem o poder público e denunciem os que fazem mal uso de tais áreas.

Mais áreas de risco

Lixo e entulhos que diariamente são despejados em tais locais estão a exigir também, além de ações de educação ambiental dirigidas à população, mais fiscalização e esforço para, manter tais áreas em condições mínimas de se evitar uma tragédia maior.

Segundo moradores que residem no entorno do parque, diversas solicitações de limpeza da área foram feitas na Secretaria de Gestão Ambiental, mas não foram atendidas. O parque estava tomado pelo mato e animais peçonhentos foram flagrados nas residências e vias próximas ao parque.

Como a área não foi limpa e para amenizar a situação colocaram fogo no mato e o resultado foi grave. As labaredas atingiram a árvore centenária que dá nome ao parque e, por sorte, não foi totalmente destruída.

De acordo com a secretária de Gestão Ambiental, Giovana Borges, em breve, uma equipe fará a capina no local. Ali, cercas e mato em grande quantidade se ligam com terrenos vizinhos do bairro e qualquer foco de incêndio poderá se propagar rapidamente e colocar em risco aquele patrimônio público.  A continuar como está, de uma hora para outra aquilo estará estampado em manchetes como “Tragédia mais que anunciada”.

Na rua Maria Amélia da Fonseca e sua sequência, José Arantes, no Centro, abaixo da linha férrea, é outro local que pode colocar em risco patrimônio e dos que por ali transitam.

 

 

 

Fotos: Glaudson Rodrigues

COMPATILHAR: