O 26º Mutirão de Limpeza no Combate à Dengue teve início nesta quinta-feira (12), às 8h. Agentes de controle de endemias estão percorrendo diversos bairros até no sábado (14) recolhendo em lotes vagos materiais recicláveis que possam servir de criadouros para o mosquito transmissor da dengue.
A ação preventiva estava prevista para começar na quarta-feira (11), mas foi adiada para a quinta-feira por questões internas da Secretaria Municipal de Saúde. Os agentes de endemias foram divididos em quatro equipes e espalhados pelos bairros da cidade.
O período considerado mais crítico para o desenvolvimento de criadouros da dengue está passando com a proximidade do inverno, porém, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o alerta contra a doença se estende até o mês de junho. A Prefeitura de Formiga continua vigilante e aderindo às propostas no combate à doença para eliminar os criadouros.
Segundo informações do Setor de Epidemiologia, o intuito do mutirão é diminuir os criadouros em lugares baldios, já que dentro dos domicílios este objetivo tem sido alcançado por meio do projeto Troca Ambiental, realizado pela Equipe de Educação em Saúde, em parceria com o Banco de Alimentos, e ainda outras atividades como pedágios educativos, teatros e palestras em escolas, proporcionando conhecimento e conscientização no combate à dengue a toda a população.
Outra ação que já está sendo desenvolvida desde o dia 25 de abril é o Termo de Notificação ao morador em cuja residência os agentes de controle de endemias ou agentes comunitários de saúde encontrarem algum criadouro da dengue. Os agentes notificarão os moradores dos locais onde há irregularidades, ou seja, foco de dengue e/ou criadouro que dependa da ação do morador para controlá-lo. Eles ainda orientarão quanto às providências a serem adotadas.
O morador terá o prazo de sete dias para regularizar a situação, o que será conferido pelo agente comunitário de saúde em visita ao domicílio. Caso não sejam cumpridas as providências solicitadas pelo agente de controle de endemias, o morador será informado que o termo de notificação será repassado aos órgãos responsáveis e o morador poderá ser punido.

COMPATILHAR: