Nessa segunda-feira (27), foi realizada mais uma captação de órgãos na Santa Casa de Caridade de Formiga. A paciente teve morte encefálica diagnosticada no sábado (25).

A equipe da Santa Casa de Belo Horizonte, composta por seis pessoas, foi responsável pelo procedimento de retirada do coração e dos rins, que durou cerca de três horas.

A paciente de 45 anos deu entrada na Santa Casa, na quinta-feira (23), com o diagnóstico de rompimento de aneurisma e foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Após vários testes, a morte encefálica foi diagnosticada dois dias após sua internação.

Outra captação de órgãos


No dia 20 de junho, a Santa Casa de Caridade realizou mais uma captação de órgãos para doação.


A paciente de 22 anos sofreu um acidente quando conduzia uma motocicleta pela avenida Deputado João Pimenta da Veiga, no dia 16, e constatou-se a morte encefálica quando a família optou por fazer a doação de alguns órgãos.


Os órgãos doados foram os rins, pâncreas e fígado.

Doação de órgãos

O processo para doação de órgãos é realizado quando ocorre a confirmação da morte encefálica do paciente. A equipe médica se encarrega de comunicar aos familiares do paciente sobre seu quadro clínico, fornecendo orientações e esclarecendo todas dúvidas da família sobre o procedimento.

Por mais que o paciente tenha deixado claro sua vontade em relação ao seu último desejo em ser doador, apenas os familiares possuem o direito de autorizar a retirada dos órgãos para doação, após a constatação da morte encefálica.

Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, no Brasil, mais de 45 mil pessoas estão na fila de espera por um transplante e o maior obstáculo para doação tem sido a recusa por parte das famílias, que registra cerca de 40%.

Por isso, se você quer ser um doador de órgãos, comunique aos seus familiares e deixe claro que eles devem autorizar o procedimento de doação. Um gesto que pode salvar vidas.

Fonte: Santa Casa

COMPATILHAR: