O avanço da febre amarela por Minas Gerais deixa mais uma cidade em alerta. A Prefeitura de Santana dos Montes, na Região Central do Estado, decretou situação de emergência depois que um morador da cidade foi confirmado com a doença e devido a morte de nove primatas nos limites do município confirmados com a moléstia. Boletim divulgado nessa terça-feira (20) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) mostra que 86 pessoas já perderam a vida na temporada 2017/2018 em Minas e outras 222 pacientes tiveram a infecção confirmada.
O decreto de emergência vale por um prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado. Ele foi assinado devido à comprovação de circulação do vírus na cidade. “Tivemos um caso confirmado da doença em uma pessoa que já está em casa e fora de perigo. Também tivemos nove ocorrências de epizootias (morte de primatas) confirmadas por febre amarela”, afirmou o secretário municipal de saúde,  Rozemberg Aparecido Teixeira.

Desde segunda-feira, o município vem intensificando a vacinação com a busca ativa dos moradores que ainda não estão imunizados. Quatro técnicos do Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, estão na cidade para ajudar na ação. “Começamos a fazer rastreamento e devemos estender até domingo (25). Nossas equipes estão fazendo a busca de moradores de casa em casa. Pretendemos vacinar todos os 3.892 moradores”, disse o secretário. Segundo ele, a cobertura vacinal na cidade está em 88%. A meta é chegar a 95%.

Santa dos Montes responde a Regional de Saúde de Barbacena. Além dela, outras nove cidades da região já tiveram casos e/ou mortes em decorrência da febre amarela. Situação mais grave é em Piranga, onde dois moradores já contraíram a doença e outros dois morreram.

Com o decreto, a prefeitura pode adotar medidas administrativas para a contenção da doença, como aquisição de insumos e materiais e a contratação de serviços de pessoa de forma emergencial por tempo indeterminado. Minas Gerais também já decretou emergência em 162 cidades. Em 20 de janeiro, o Governo já tinha anunciado a medida para 92 municípios, das regionais de Saúde de Belo Horizonte, Itabira e Ponte Nova. Porém, dias depois publicou outro documento que aumentou mais 68 comunidades, que fazem parte das áreas das regionais de Juiz de Fora e Barbacena foram incluídas.

Números de Minas

O Estado passou São Paulo no número de mortes por febre amarela. A letalidade também é a mais alta do Brasil, chegando a 38,7% na atual fase da doença, com monitoramento epidemiológico entre julho de 2017 e junho de 2018. Os dados mostram ainda que o estado computou 222 pacientes com infecção confirmada e investiga 32 óbitos e 473 casos.

São Paulo começou a temporada com números altos da febre amarela. O primeiro boletim da doença divulgado pela Secretaria de Saúde do estado vizinho, em 2 de janeiro, mostrava 53 casos confirmados e 16 mortes. Após essa data, outros sete levantamentos da pasta foram divulgados. O último deles contabilizava 238 casos e 85 mortes confirmados, indicando uma letalidade de 35,7%.

 

 

 

Fonte: Estado de Minas ||

COMPATILHAR: