O Projeto Pró-ação Unifor-MG: Saúde Solidária será realizado no próximo sábado (12), das 8h às 12h. O evento será promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, no Terminal Rodoviário, em frente à Feira Municipal.
Dentre as atividades, está o Projeto Leitura: Asas da Liberdade, com pintura de rosto em crianças. Os alunos do curso de ciências biológicas realizarão no local tipagem sanguínea.
Os estudantes dos cursos de enfermagem e nutrição irão aferir pressão arterial, medir os níveis de glicemia capilar e orientações nutricionais. Os alunos de fisioterapia darão orientações gerais aos participantes, fazer cadastramento de pacientes para a Clínica Escola de Saúde do Unifor-MG (Clifor), além de sessões de massoterapia.
Os acadêmicos dos cursos de educação física promoverão testes de resistência e cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC). Os estudantes do curso de medicina veterinária realizarão trabalhos de equoterapia, exposição de peças anatômicas de animais e cadastramento de animais para o programa de castração e atendimento em aulas práticas na Clínica de Medicina Veterinária do Unifor-MG (CLIMVET) e a Secretaria Municipal de Saúde ficará responsável pelas vacinações.
O projeto
Criado em 2005, o Projeto Pró-ação Unifor-MG: Saúde Solidária tem como objetivo integrar a comunidade e os universitários em um trabalho de aplicação dos conhecimentos acadêmicos.
A ação envolve estudantes dos cursos de biblioteconomia, enfermagem, fisioterapia, medicina veterinária e nutrição, que, orientados e supervisionados por professores e coordenadores, estudam e ajudam a prevenir os problemas de saúde mais comuns entre a população. As ações são realizadas, geralmente, em locais públicos de Formiga e região, onde o fluxo de pessoas é elevado.

COMPATILHAR: