A nova doutora do Centro Universitário de Formiga é a professora Raquel Ribeiro Dias Santos. Ela defendeu a tese intitulada “Ocorrência e tipagem molecular e capacidade de colonização de amostras de Salmonella enterica em peixes nativos”, em dezembro de 2015, na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

O curso de doutorado em Ciência Animal teve como área de concentração Medicina Veterinária Preventiva e como linha de pesquisa diagnóstico, epidemiologia e controle das doenças dos animais domésticos.

Segundo Raquel Ribeiro Dias Santos, o projeto foi desenvolvido para determinar a ocorrência de Salmonella em peixes nativos de alta produção no país. Posteriormente, foi realizada a caracterização da diversidade genética das amostras encontradas e, por fim, infecções experimentais para determinação da capacidade de colonização, persistência e disseminação de Salmonella em peixes nativos de interesse comercial.

No Unifor-MG, a professora leciona as disciplinas de Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal I, Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal II, Metodologia Científica e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, para as turmas de Medicina Veterinária, e a disciplina de Epidemiologia e Toxicologia, no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Ela também já lecionou nos cursos de Fisioterapia (Biofísica) e Agronomia (Zootecnia I).

Sobre a conclusão do curso, a professora declarou: “a finalização do doutorado é uma fase de extrema importância para a formação profissional e pessoal. Espero que a tese possa ser utilizada para traçar metodologias de controle e diagnóstico da Salmonella enterica em peixes, já que a salmonelose é uma doença de extrema importância na saúde pública.  A conclusão do curso de doutorado é também uma conquista para o UNIFOR-MG e para o curso de Medicina Veterinária, que possuirá mais um membro com titulação de doutor no corpo docente, requisitos de exigência pelo MEC (Ministério da Educação)”.

Raquel Ribeiro Dias Santos é graduada em Medicina Veterinária, especialista em Pecuária de Leite e mestra em Ciências Veterinárias.

COMPATILHAR: