Um estudo realizado na Austrália indica que pessoas mal-humoradas tendem a lidar melhor com situações difíceis do que aquelas que vivem mais felizes.
A pesquisa da Universidade de Nova Gales do Sul, e publicada na revista especializada Australasian Science Magazine, mostra ainda que os mal-humorados são menos ingênuos e melhores em tomar decisões.
Enquanto a alegria fomenta a criatividade, a flexibilidade e a cooperação, a melancolia alimenta a atenção e o pensamento cauteloso, disse à revista o psicólogo Joe Forgas, chefe da equipe que realizou o estudo.
Segundo ele, isso ocorre porque o cérebro das pessoas mal-humoradas promove estratégias de processamento de informações.
Tarefas
Na pesquisa, o psicólogo pediu para que voluntários assistissem a diferentes filmes e refletissem sobre acontecimentos positivos e negativos de suas vidas, em uma tentativa de colocá-los de bom ou de mau humor.
Em seguida, os voluntários tinham que realizar uma série de tarefas, como julgar a veracidade de algumas histórias e relatar eventos a que assistiram.
Os que estavam mal-humorados obtiveram melhores resultados que os bem-humorados, ao errar menos e se comunicar melhor.
Até mesmo um humor moderadamente negativo pode promover um estilo de comunicação mais concreto, acomodativo e mais bem-sucedido, disse o cientista.

COMPATILHAR: