As manchas de óleo de origem ainda desconhecida voltaram a aparecer em seis praias do Rio Grande do Norte durante o fim de semana, segundo confirmou o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). Os locais afetados passam por limpeza.

As praias que registraram manchas foram Tabatinga, Búzios e Camurupim, as três no município de Nísia Floresta; a Praia do Giz e a Praia do Amor, em Tibau do Sul, além de Pirangi do Norte, em Parnamirim.

De acordo com o Ibama, desde setembro, o estado teve 46 praias manchadas pelo óleo cru. As seis do último fim de semana já haviam sido atingidas em outras datas.

“Foram identificados como pontos críticos as praias de Búzios e Tabatinga”, diz o relatório diário divulgado pelo órgão estatal. O óleo que apareceu nas praias estava separado em partículas, levadas pelas ondas, tornando a limpeza mais difícil.
00:00/02:05

Ainda de acordo com o Idema, são aguardados para esta segunda-feira (28) os equipamentos de proteção individual (EPIs) que serão repassados aos municípios, com prioridade para os que estão apresentando novos vestígios de óleo.

As manchas de petróleo em praias do Nordeste já atingiram 225 localidades em 80 municípios de 9 estados desde o final de agosto. Os estados em que elas apareceram são Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A substância é a mesma em todos os locais: petróleo cru. O fenômeno tem afetado a vida de animais e causado impactos nas cidades litorâneas, afetando reservas, turismo e comunidades pesqueiras. A origem da substância poluente está sob investigação.

 

Fonte: G1 ||
COMPATILHAR: