O vereador Marcelo Fernandes/PCdoB, cumprindo o que prometeu durante a campanha eleitoral, deu início na semana passada, às ações que norteiam a vontade dele de exercer de fato, um mandato que dê voz à comunidade formiguense.

Para Marcelo, é primordial que, ao cumprir o que a lei determina como obrigações do vereador, isto se dê em consonância com os anseios da população por ele representada, tendo como foco principal a busca de soluções para os problemas que surgem no dia a dia.

Para tanto, o vereador realizou no dia 19 deste mês, uma reunião aberta no salão da Igreja Rosa Mística. O evento contou com a presença de membros do Poder Executivo, representantes do bairro Ouro Verde e região permitindo maior interação entre o vereador e a comunidade; atendendo plenamente o objetivo de sua inovadora proposta de testar, na prática, o projeto que recebeu o nome de “Mandato Comunitário”.

Assim agindo, e uma vez ouvidas as queixas e sugestões da população, e conhecidas de perto as reivindicações de cada bairro, o vereador poderá promover maior interação com a comunidade ao adotar como prática, esta modalidade de gestão que privilegia a participação popular. “Esse é o único objetivo do ‘Mandato Comunitário’, uma das minhas propostas de trabalho”, explicou o vereador Marcelo Fernandes.

O vereador lembrou ainda, que “a intenção e principal vantagem de colocar em prática esta forma de legislar é estar sempre presente nos diversos bairros de Formiga, atuando como uma extensão da mesa de trabalho do parlamentar e levando para junto da população, a estrutura funcional mínima possível, tendo como finalidade única, colher as demandas existentes e facilitar seu encaminhamento ao Executivo que, em última análise, é quem pode e deve solucioná-las.

Iniciamos o projeto pela região do bairro Ouro Verde e ali comprovamos o acerto da nossa inciativa. De agora em diante, repetiremos os encontros, passando por todos os bairros da cidade. Me aguardem! Tenho total consciência da motivação que me permitiu ser eleito e acredito que uma vez empossado, represento todos os formiguenses, não só os que me honraram com seus votos”, completou Marcelo.

Como funcionou a primeira reunião do Mandato Comunitário:

No primeiro encontro, estavam presentes representando o Executivo: Cid Corrêa (vice-prefeito e secretário de Educação), Thiago Pinheiro (chefe de Gabinete), José Geraldo Pereira (secretário de Saúde), Felipe Basílio (engenheiro da Secretaria de Meio Ambiente) e Rômulo Cabral (secretário de Planejamento, Coordenação e Regulação Urbana). Além destes, cerca de 50 moradores compareceram e tiveram a oportunidade de expor suas reivindicações.

“Como todos sabemos, a nós vereadores, cabe apenas fiscalizar os atos do Poder Executivo e detectar as carências e anseios da população, além de encaminhar as solicitações e cobrar o atendimento do que foi reivindicado. Por isso a importância da presença de representantes daquele Poder, que tiveram a oportunidade de ouvir demandas relacionadas ao PSF do bairro, à necessidade de regulamentação de escrituras, sobre a precária prestação dos serviços relativos à iluminação pública, dentre outros problemas”, comentou Marcelo.

Para o vereador, a presença do Executivo dá a certeza de que todas as demandas serão oficialmente encaminhadas às secretarias responsáveis. Caberá a a Marcelo acompanhar, de perto, as medidas que visem o atendimento das mesmas. “Ninguém melhor para falar sobre as demandas do bairro e para nortear o trabalho do vereador do que os moradores”, concluiu Marcelo Fernandes, que se diz recompensado por poder ouvir e buscar soluções para a população da cidade.

Para tanto, o vereador dará sequência a esta proposta já no próximo mês quando promoverá, nos mesmos moldes, reunião com as lideranças e população da região da Lajinha.

COMPATILHAR: