Em meio a manifestações, foi aberta nesse domingo (28) a Conferência Nacional de Educação (Conae), cuja principal missão é traçar diretrizes para o próximo Plano Nacional de Educação que vai vigorar de 2011 a 2020. Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, os delegados que estarão na conferência até quinta-feira (1º) deverão definir as diretrizes do futuro plano e os parâmetros de investimentos.
O próximo plano não pode se fixar em metas meramente quantitativas. Não adianta apenas entender. É preciso atender bem, é preciso ter qualidade, afirmou, ressaltando a importância de se pensar nos meios que possibilitarão o financiamento da educação.
Antes da abertura, as manifestações couberam a alunos, professores e funcionários da Universidade de Brasília UnB) e durante a cerimônia, aos servidores efetivos do Ministério da Educação (MEC). Enquanto Haddad falava com a plateia, foram mostradas no auditório faixas levadas por integrantes do Movimento de Valorização dos Trabalhadores em Educação (Movate MEC) reivindicando um plano de carreira para a categoria.
O ministro defendeu o piso nacional do magistério e reconheceu que além dele, é preciso aprovar um plano de carreira. Acho justo quando dizem que é difícil atingir metas de qualidades sem ter os meios, comentou.
Haddad disse ainda em seu discurso que uma das grandes conquistas da área educacional nos últimos anos é a consciência dos gestores de que é preciso investir amplamente, sem focar apenas na educação infantil ou superior, como já ocorreu. Um dos méritos é tomar a educação a partir de uma visão de conjunto. Se queremos levar a educação a sério, é da creche à pós-graduação.
O ministro destacou a entrada da educação no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), que será lançado nesta segunda-feira (29) pelo governo.
Cerca de 3 mil pessoas, entre gestores, representantes de movimentos sociais, acadêmicos e profissionais da educação, devem participar da Conae, que terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quarta-feira (31).

COMPATILHAR: