O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta sexta-feira (20) que, apesar da elevação da estimativa de inflação para 2011, o aumento dos preços está controlado, e a inflação deverá apresentar queda nós próximos meses.
?A inflação está em uma trajetória descendente. Os principais vilões, que eram commodities estão caindo. Etanol, gasolina, e os preços dos alimentos estão caindo. Então, daqui para frente, nós teremos uma redução gradativa da inflação. Podemos afirmar que nós não fugiremos do limites da meta de inflação?.
Hoje o governo elevou a estimativa de inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 5% para 5,7%. As novas projeções constam do segundo relatório bimestral de avaliação de receitas e despesas do governo, divulgado pelo Ministério do Planejamento.
De acordo com o ministro, a fase de maior pressão inflacionária já passou e, no momento, não serão tomadas novas medidas para conter o consumo. ?O mais importante é que o pior já passou. A parte da pressão inflacionária maior está sendo desativada?.
Mantega disse que as medidas para a diminuição do consumo estão surtindo efeito. Segundo ele, o setor do varejo, já está dando sinais de desaquecimento. ?Não será mais necessário [tomar novas medidas]. Já estamos tomando medidas desde o final do ano passado para moderar o crescimento do consumo e do crédito, e as medidas estão fazendo efeito?.

COMPATILHAR: