O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vai desembolsar R$ 908,9 mil para a confecção do manual com orientações sobre critérios de avaliação da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O material será distribuído a alunos de escolas públicas e já está disponível na internet para todos os estudantes. Serão impressos 1,73 milhão de guias com exemplos de redação que conquistaram nota máxima na última edição do Enem, análise dos textos e detalhamento sobre cada uma das competências avaliadas.
Essa é a primeira vez que o guia será impresso. Até então, o Inep disponibilizava o documento somente na versão digital, no site do instituto. A empresa vencedora da licitação foi a gráfica e editora Posigraf.
Com 48 páginas, o material produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresenta informações sobre a correção dos textos, a proposta de redação de 2011 e exemplos de dissertações que foram avaliadas como nota 1.000 no último ano.
Critérios
Em maio deste ano, o Ministério da Educação anunciou mudanças nos critérios de correção do texto. Pelo novo sistema de correção da redação, a prova será corrigida por dois avaliadores independentes. Se a nota final dada por eles tiver uma diferença de até 200 pontos, o resultado será a média aritmética entre elas.
Se a discrepância entre as notas for de mais de 200 pontos, a redação seguirá para um terceiro corretor. Hoje, essa diferença deve ser de, no mínimo, 300 pontos. Caso a diferença continue a ser maior que 200 pontos, a prova passará por uma banca formada por três professores, que irá determinar o resultado final do aluno.
No Enem do ano passado, a última etapa de revisão da nota era o terceiro avaliador. Com as novas regras, uma redação poderá ser avaliada por até seis corretores. O Enem 2012 será realizado nos dias 3 e 4 de novembro.

COMPATILHAR: