O Centro-Oeste de Minas passa a contar com 24 dos 555 municípios incluídos no Mapa do Turismo Brasileiro, atualizado pelo Governo Federal e divulgado na última quinta-feira (14). Em 2016, o Estado possuía 279 cidades na lista e agora são 555 municípios com vocação turística potencial e com estrutura para acolher visitantes. Entre as cidades da região constantes no mapa estão Divinópolis, Pará de Minas e Formiga.

Os novos municípios incluídos atenderam aos critérios exigidos pelo Ministério do Turismo e, de acordo com o novo mapa, 87 estão nas categorias A, B e C, que são aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais e oferecem melhor infraestrutura. Como exemplo, há destinos como Divinópolis na categoria B, incluída na região “Trilha dos Bandeirantes”, e Formiga e Pará de Minas na categoria C, na região de “Grutas e Mar de Minas”.

O novo mapa aponta que 65% do estado tem vocação turística e os gestores querem trabalhar o setor como forma de desenvolver a economia. O número de regiões turísticas também cresceu, passando de 40 para 48 regiões em 2017.

Ainda fazem parte do mapa, representando o Centro-Oeste: Carmo do Cajuru, Carmópolis de Minas, Cláudio, Itapecerica, Oliveira, São Francisco de Paula, São Roque de Minas, Vargem Bonita, Arcos, Pains, Pimenta, Abaeté, Estrela do indaiá, Martinho Campos, Morada Nova de Minas, Pompéu, Capitólio, Piumhi, Pequi, Pitangui e Onça de Pitangui.

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: