O especial ?Formiga de Bairro a Bairro? desta semana foi no bairro Maringá. Na 22ª edição, a equipe de redação do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias percorreu esta semana as ruas do referido bairro e mostra os problemas e dificuldades que a população do local enfrenta.
Os moradores do bairro estão indignados com este mandato do Executivo e Legislativo, pois, segundo eles, há 8 anos que não é feita nenhuma benfeitoria no bairro e, quando, tentam, fazem com má vontade e mal feito.
Encontramos varias falhas em relação à saúde, esporte e infraestrutura.
Saúde
No bairro Maringá não tem Unidade Básica de Saúde (UBS), então os moradores também são atendidos no posto do bairro Souza e Silva.
Os moradores do Maringá reclamam muito em relação ao atendimento à saúde, pois eles contam que, às vezes, os pacientes chegam às 4h para pegar ficha e até as 7h, horário que o posto é aberto, eles ficam na rua, enfrentado chuva, sereno, frio e outros fatores climáticos.
Uma moradora do bairro, Karine Hamelize Viera, ainda reclama que é apenas um profissional da saúde para atender a população de vários bairros e são distribuídas apenas 10 fichas por dia, ela ainda enfatiza a questão de nunca ter conseguido ser atendida pelo dentista.
Segundo Karine Hamelize, quando precisava do dentista, o pessoal do posto sempre dizia que o gabinete estava estragado e, quando não está estragado, o dentista está de férias.
A população do Maringá reclama muito do espaço físico do posto, que é muito pequeno, e mesmo com a construção da nova UBS, não acreditam que este problema da saúde será sanado no bairro.
Os moradores contam que, para solucionar este problema da saúde, deveria ser construído um posto no próprio bairro, para que possa atender também aos moradores dos bairros Quilombos e Batatas.
Segurança
A população do Maringá se sente muito insegura, pois eles contam que, além de a polícia não fazer rondas pelo bairro, os militares ainda demoram a comparecer no local quando chamados.
Outro grande problema que incentiva os criminosos do bairro é a falta de iluminação pública, pois tem locais que não têm poste, já em outros, a cada três poste um está apagado, mas a taxa de iluminação não vem apagada nas contas, reclama Karine Hamelize.
Com esse problema de iluminação e a falta de policiamento ostensivo, o local está propenso ao consumo de drogas, que ocorre frequentemente no bairro. Também ocorrem pequenos furtos, que relativamente estão ligados ao consumo de drogas, pois roubam para comprar drogas. O bairro também conta com alguns traficantes por lá. Vários moradores temem sair de casa após às 21h.
Infraestrutura
A falta de infraestrutura assusta os moradores do bairro Maringá, pois eles contam que o descaso da Prefeitura com o bairro é lamentável.
O bairro tem várias ruas sem calçar, outras todas cheias de buracos e mais, tem uma rua que a Prefeitura começou a calçar, mas parou e os materiais estão no bairro. Os moradores denominaram o calçamento de ?operação tartaruga?.
Tem vários lotes sujos, proliferando animais peçonhentos, e o mato já está tomando conta das ruas, mas o que mais impressiona os moradores são os lotes da Prefeitura que estão muito sujos e alguns moradores construíram um curral e estão criando vacas e cavalos nesses lotes e, até hoje, a Prefeitura nem deve saber disso.
Os moradores também já enfrentaram vários problemas de falta de água, apesar de o bairro ter dois poços artesianos, já passaram até meses sem cair água nas caixas, mas a moradora Karine conta que esse problema está quase sanado.
A rua Alfredo Avelar, que liga o bairro Souza e Silva ao Maringá, é extremamente perigosa por vários fatores: falta de iluminação pública, o calçamento está ruim, também não tem nenhum redutor de velocidade e nem sinalização de trânsito, já ocorreram vários acidentes nesta rua e todos graves.
Outro problema é a ?pracinha de índio? do bairro, pois, no local, tem a praça Emanoel Dias Nogueira, mas a praça mesmo é só no nome, porque as únicas coisas que têm no local são um campo improvisado pelos moradores e também um matagal.
O açude do bairro está totalmente abandonado, segundo os moradores era um local de água cristalina que dava até para nadar, mas o último prefeito que fez a limpeza do açude foi o Juarez Carvalho e depois ficou em uma situação lamentável.
Os moradores ainda brincam que querem emancipar e escolher um novo prefeito, ou se interligarem à cidade de Arcos, ?que é mais perto?.
Esportes
O Maringá não têm nenhuma quadra poliesportiva, então os praticantes de esportes jogam no campinho da praça. O que deixa os moradores mais revoltados é a quadra do bairro Souza e Silva, pois é uma quadra construída ?no nada?, onde não tem ninguém.
Os moradores acreditam que ela seria mais bem aproveitada se tivesse sido construída no Maringá, que é um bairro que não tem nenhum incentivo ao esporte. A população do bairro almeja muito algum apoio ao esporte no bairro, pois tira as crianças das ruas e também do caminho das drogas.
Atrativos e Associação de Moradores do Bairro Maringá
O bairro não tem nenhum atrativo, segundo a população do local. O Maringá até tinha uma associação de moradores, mas, segundo Karine Hamelize depois de várias reclamações serem passadas para a Prefeitura e nada ser feito o pessoal desanimou com a associação.
Mensagem ao Legislativo e ao Executivo
A moradora do bairro Maringá, Karine Hamelize Vieira, totalmente indignada com a situação do bairro, deixa a seguinte reivindicação aos poderes Executivo e Legislativo : ?a gente vem pedir aqui junto com os moradores para que eles olhem para o nosso bairro, pois parece que aqui a gente não tem prefeito. Aqui é um bairro bom, é o cartão de visita da cidade, então, se ele tiver a oportunidade de vir aqui para a gente mostrar os problemas, que não são poucos, são muitos, e se ele achar que é competente para tal cargo, para ele poder ajudar a gente aqui em cima, pois a gente precisa de pessoas que possam ajudar a gente aqui, qualquer ajuda será bem vinda, pois, aqui, é um bairro que não tem nada, inclusive para as crianças, que são o futuro da nossa cidade?.

COMPATILHAR: