A Marinha da Indonésia, que corre contra o tempo para localizar um submarino desaparecido com 53 pessoas a bordo, informou nesta sexta-feira (23) que detectou um “objeto flutuante” no local das buscas. Não foi confirmado se o objeto pertence à embarcação.

O KRI Nanggala-402 perdeu contato com a Marinha indonésia na quarta-feira (21), enquanto realizava exercícios militares ao norte da ilha de Bali. O desaparecimento ocorreu após o submarino receber autorização para submergir. Desde então deixou de responder aos sinais.

Na quinta-feira (22) à noite, a Marinha havia anunciado que detectou um “objeto” não identificado fortemente magnético entre 50 e 100 metros de profundidade.

Vários navios de guerra com sonares foram enviados ao local, e diversos países auxiliam nas buscas.

Oxigênio pode estar no fim

As equipes de resgate correm contra o tempo porque as reservas de oxigênio da tripulação podem acabar às 15h desta sexta (madrugada de sábado no horário local).

“Só temos até amanhã [sábado] às 3h, então estamos nos esforçando ao máximo hoje”, afirmou o porta-voz da Marinha indonésia, Ashmad Riad. “Esperamos ter uma boa notícia”.

Hipótese de queda de energia

A Marinha da Indonésia trabalha com a hipótese de uma queda de energia, que deixou o submarino fora de controle e impediu o lançamento de medidas emergenciais.

“As reservas de oxigênio do submarino durante uma queda de energia são de 72 horas”, afirmou à imprensa o comandante do Estado-Maior da Marinha indonésia, Yudo Margono.

Como o submarino solicitou a autorização para submergir por volta das 3h de quarta no horário local (às 16h de terça em Brasília), as reservas de oxigênio podem se esgotar às 3h de sábado (16h desta sexta no Brasil).

Submarino pode ter se partido

Uma camada de óleo foi detectada ao norte da ilha de Bali, onde o submarino submergiu, o que gerou temores de que o KRI Nanggala-402 possa ter se partido.

As autoridades militares anunciaram em um primeiro momento que o submarino poderia ter descido a uma profundidade de 700 metros, muito maior do que aquela para a qual foi projetado (250 metros).

Analistas alertam para o risco de o submarino ter se partido caso tenha afundado a essa profundidade.

Antoine Beausssant, vice-almirante francês, afirmou à agência de notícias France Presse que os submarinos têm “um coeficiente de segurança”. “Se ele afundou a 700 metros, há uma boa chance de que tenha se partido”.

Dificuldade de resgate

Frank Owen, diretor do Australian Submarine Institute, mostrou-se pessimista sobre as chances de resgate. “Se o submarino estiver no fundo do mar e a profundidade for grande, poucos são os meios de tirar a tripulação de lá”.

Especialista em assuntos navais e pesquisador na Escola de Estudos Internacionais S. Rajratnam de Singapura, Collin Koh diz que, se houve grandes danos à embarcação, tanques de reservas de oxigênio também podem ter sido afetados, “o que reduziria ainda mais o nível de oxigênio”.

O submarino KRI Nanggala-402 pesa 1.395 toneladas e foi construído na Alemanha em 1977. Ele foi incorporado à frota indonésia em 1981 e passou por uma reforma de dois anos na Coreia do Sul que foi concluída em 2012.

A Indonésia é o maior arquipélago do mundo, formado por mais de 17 mil ilhas. Bali é uma ilha e província do país, entre as ilhas de Java (a oeste) e Lombok (a leste).

Fonte: G1

COMPATILHAR: