Na tarde desse sábado (19), o capitão de Fragatas, subcomandante da Capitania Fluvial de Minas, Júlio César Cerqueira, percorreu os pontos turísticos do Lago de Furnas ao lado do prefeito de Capitólio, José Eduardo e do empresário, Geraldo Guerra.
Júlio César esteve em Capitólio para fazer um estudo de viabilidade para a implantação de uma delegacia regional da Marinha no município.

“Começamos a estudar as áreas para colocar pontas de linhas como delegacias em áreas de grandes embarcações. Capitólio é uma região que tem um número muito grande de embarcações. Uberlândia também está sendo estudada, e essas regiões vão ter delegacias e agências subordinadas à Capitania de Minas Gerais”, disse.

Durante a visita, o capitão observou situações irregulares do ponto de vista de segurança de turistas. “O trabalho da Marinha é prevenir acidentes. Alguns pontos precisam ser tratados com um olho um pouco mais clínico. Atualmente, estamos com duas embarcações e elas serão intensificadas no carnaval. A equipe responsável está alerta fazendo levantamento se a embarcação está correta, se o piloto não está com sintomas de embriaguez”.

Para o prefeito, a visita da Marinha traz segurança para marinheiros e turistas. “Essa ajuda na fiscalização náutica é fundamental. Queremos que todo turista que chegue à Capitólio tenha a certeza de segurança e qualidade para fazer um passeio tranquilo. Essa Operação com a presença da Marinha é muito importante para nós. Não temos medo da presença da Marinha aqui, pelo contrário”.
Em relação a instalação de uma unidade da Marinha em Capitólio, o prefeito disse que será um ganho para o município. “Com uma equipe fixa aqui e mais atuante será mais seguro na habilitação dos condutores e das embarcações e fiscalização”.

O acesso aos canyons, principal ponto turístico do município, será regulamentado com limite de tempo de permanência de embarcações no local. “A partir de fevereiro, esperamos implantar esse controle. Teremos um número de passeios comerciais no local, número de passeio de lazer, de forma controlada e organizada”, explicou o prefeito José Eduardo.

A Marinha está realizando no Lago de Furnas a Operação Verão, que vai até o mês de março. A campanha visa intensificar a conscientização e a fiscalização do tráfico aquaviário nas áreas de maior embarcação.

 

Fonte: Jornal da Onda ||

COMPATILHAR: