O Semeando já começou a distribuir o material didático às escolas públicas da região de Divinópolis que vão participar do programa em 2010. A previsão é de que os livros dos alunos, manuais dos professores e revista sejam entregues até o final de julho para que os estabelecimentos de ensino possam desenvolver o tema ?Integração Campo-Cidade? durante os meses de agosto e setembro.

Até agora, aderiram espontaneamente ao Semeando na região de Passos, da qual Divinópolis faz parte, 538 escolas municipais e estaduais, 8.986 professores e 173.598 estudantes da educação infantil e ensino fundamental de cerca de 80 municípios.

O Semeando é uma iniciativa do Sistema FAEMG/SENAR MINAS (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Nesta edição, o programa completa 10 anos sendo considerado o maior de educação ambiental em Minas Gerais pois envolve cerca de 3 milhões de estudantes.

Na região de Passos, participam do programa cerca de 80 municípios vizinhos a Alfenas, Divinópolis, Poços de Caldas, Guaxupé, São Sebastião do Paraíso e Passos.

As escolas que aderiram ao programa e não receberem o material até o final de julho deve entrar em contato com o Senar Minas para solicitar a remessa dos livros didáticos. Junto com o material, vai um DVD sobre o tema, com destaque para a proposta pedagógica do Semeando. O material é dividido nas faixas etárias dos estudantes.
Entre os meses de agosto e setembro, professores desenvolvem com seus estudantes projetos e atividades extracurriculares sobre o meio ambiente e o tema do programa. Em outubro, podem participar de um concurso regional e estadual nas categorias desenho e redação para os alunos e experiência pedagógica para os docentes. Os prêmios incluem computadores e valores de R$ 500 e R$ 1 mil.

COMPATILHAR: