No sábado, 12/04, a população do bairro Cidade Nova foi surpreendida com a recidiva do mau cheiro produzido pelo material descartado durante o processo de produção da Globoaves.
Diariamente, cerca de 4 toneladas de resíduos industriais (ovos, pintos mortos, restos de rações e medicamentos e outros produtos utilizados na limpeza dos galpões), são armazenados em tanques e são transportados para a FEAMA, onde o material orgânico, altamente fétido, depois de fermentado e processado por vários dias, se transforma em adubo orgânico e é colocado no mercado produzindo renda para o sustento daquela entidade.
Porém, esta semana, segundo informou o Supervisor de Produção da empresa, Geraldo Cupertino, houve um problema no manejo do material, já armazenado no tanque do caminhão que o transporta, o que provocou um vazamento, que acabou sendo carreado para a estação de tratamento (a céu aberto).
Isto causou um ?desbalanceamento? no material normalmente ali tratado, com o acúmulo de matéria orgânica, resultando daí, nos horários em que a evaporação é menor, uma precipitação que gerou na redondeza o problema, ?aumento da sensação de existência do mau cheiro, no ar?.
As explicações de Cupertino justificam a ocorrência do mau cheiro que resultou em reclamações dos moradores do bairro que de sábado até quarta-feira, pela manhã, conviveram com o desagradável problema.
Segundo Cupertino, o problema veio diminuindo gradualmente e o mais provável é que até ontem, com o funcionamento ininterrupto da ETE, tudo se resolveria.
Moradores reclamaram também do retorno de mau cheiro via ralos de esgoto no interior das casas, o que evidencia que na rede do SAAE, com a descarga do material que vazou durante o acidente, há também algo para ser verificado. Moradores garantem que se as bombas de recalque do esgoto (da parte baixa do bairro para a ligação com a rede mestra) não funcionar, o ?suco? ? resíduos orgânicos ? produz o mau cheiro que volta para o interior de suas residências.
Uma caixa destinada a receber o excesso de carga do esgoto, de fato, conforme atesta a seqüência de fotos demonstra que o tal material é desovado em uma caixa coletora abaixo da linha férrea, de onde se encaminha a céu aberto para uma lagoa que se forma ali naquela região e de onde, chega até o Rio Formiga.
Na Vigilância Sanitária confirmamos o que os moradores do Cidade Nova nos informaram: realmente, nunca há ninguém disponível para atender os reclames da população. De 2ª a 5ª, nos expedientes matinais e vespertinos tentamos obter daquela repartição informações a respeito mas, infelizmente, em todas as oportunidades não logramos êxito no intento.
Já o secretário de Meio Ambiente, nos informou que ele próprio, nesta semana, havia constatado a existência do problema do mau cheiro a partir da Globoaves e que, quanto ao problema do esgoto a céu aberto, (aparentemente resultante de excesso produzido na caixa onde existe a bomba de recalque), determinara as providências de sua pasta para a verificação do local a fim de que os responsáveis fossem notificados da provável ocorrência de crime ambiental.

COMPATILHAR: