Segundo a Associação Brasileira de Halitose, o mau hálito atinge 50 milhões de brasileiros. Em 90% dos casos, o problema tem origem na boca mesmo e apenas um por cento tem relação com doenças do estômago.
Essas causas são: saburra lingual, alterações salivares, baixas de vitaminas, má alimentação, má qualidade do sono, e a higiene bucal também?, explica a dentista Marignês Theotônio Dutra.
O mau hálito é causado por bactérias que vivem na boca. Elas podem se desenvolver a partir das proteínas que ingerimos.
Nesse caso, aparece uma placa amarelada que se acumula do meio da língua para trás e produz gases de enxofre. É isso que provoca o mau cheiro.
Mas, é possível prevenir esse desconforto com hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada, se alimentar a cada três horas, praticar atividade física, reduzir estresse, consultar dentista periodicamente, beber água e não descuidar da higiene bucal.
Estima-se que 50 milhões de brasileiros têm mau hálito. E o problema pode causar uma série de transtornos, como insegurança ao se aproximar das pessoas, depressão, redução do desempenho no trabalho ou na escola, e até dificuldade de relacionamento. Mas, a boa notícia é que há tratamento e cura.
?A gente pode entrar com alguma medição, pode entrar com fisioterapia de glândulas salivares, estimulos gustatórios, a melhora da alimentação. É um tratamento que é comportamental também?, explica a dentista.
É preciso achar um jeito e avisar a pessoa que tem o problema, pois normalmente ela não percebe. Outra forma de descobrir é indo a um dentista.

COMPATILHAR: