Em sua primeira avaliação, o curso de tecnologia em gestão financeira, do Instituto Federal Minas Gerais (IFMG) campus Formiga, recebeu nota 4 dos avaliadores do Ministério da Educação (MEC), em uma escala de 0 a 5. A visita in loco foi realizada entre os dias 31 de julho e 3 de agosto. Foram visitadas as salas de aula, os laboratórios, biblioteca e demais instalações do Campus.
Em síntese, no relatório, os avaliadores João Eduardo Prudêncio Tinoco e Fúlvio Cristofoli apontaram a qualidade da graduação ofertada destacando principalmente a adequação do curso proposto e o perfil do egresso. Outro ponto que foi destacado na avaliação é a qualificação dos professores para a docência com a grande maioria exercendo dedicação exclusiva ao campus e a boa quantidade de alunos por professor.
Cabe ressaltar ainda que o acervo básico encontrado na biblioteca do campus atende de forma plena aos programas das disciplinas do curso, sendo que alguns exemplares da bibliografia complementar estão em processo de aquisição.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Wanderci Alves Bitencourt, diante das limitações de infraestrutura enfrentadas atualmente pelo campus Formiga, devido ao embargo da obra no bairro Vargem Grande, esta nota vem dar novos ânimos a toda a equipe do Campus, que supera os obstáculos a cada dia oferecendo aos alunos ensino de qualidade, como apontado no relatório dos avaliadores.
O diretor-geral do campus, professor Robson Ferreira, parabenizou a todos pela nota, que de acordo com ele, deve ter o mérito dividido, pois cada um teve a sua participação. O diretor destaca ainda as obras de ampliação do Campus, que já foram iniciadas e que contribuirão para a melhoria e aumento dos laboratórios disponibilizados aos alunos.
O curso
O curso superior de tecnologia em gestão financeira começou em outubro de 2008 e tem uma organização curricular semestral, pautado no equilíbrio entre teoria e prática e pelo princípio interdisciplinar, sem perder de vista as demandas do mercado de trabalho. O projeto pedagógico prevê ainda monitoria, iniciação à pesquisa, bolsa atividade, Iniciação à Extensão, bem como a possibilidade do aluno escolher disciplinas optativas (16 disciplinas ligadas à área bem como libras). O curso é ofertado no período noturno, com 40 vagas anuais, na modalidade presencial, permitindo a oferta de disciplinas na modalidade semi presencial.

COMPATILHAR: