O Ministério da Educação (MEC) publicou na segunda-feira (17), no Diário Oficial da União (DOU), uma portaria que autoriza o funcionamento de polos de inovação em institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia de cinco estados: Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Ceará e Minas Gerais, sendo que Formiga é a única cidade mineira a estar na seleta lista.

A notícia da aprovação do campus do IFMG da cidade já havia sido divulgada pelo portal em março.

Com a autorização, o IFMG receberá o polo de inovação em Sistemas Automotivos Inteligentes e terá como empresa prospectada o Grupo Fiat-Chrysler Automobiles, que atualmente já é parceira da instituição.

Os polos serão unidades compostas por laboratórios de pesquisa aplicada que serão integradas aos institutos federais. O funcionamento deles será regulamentado por ato do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, mas alunos e professores, profissionais das indústrias e pesquisadores do Brasil e do exterior serão os responsáveis pela execução de seus projetos.

De acordo com o diretor-geral do Campus Formiga, professor Robson de Castro Ferreira, serão investidos na primeira etapa do projeto, R$9 milhões, divididos, igualmente, pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), a empresa parceira e pelo IFMG.  Os valores serão investidos na compra de equipamentos, capacitação profissional e para arcar com bolsas de estudo destinadas a alunos e professores que fizerem parte do programa. O gerenciamento desses recursos financeiros ficará a cargo da Fundação Artur Bernardes, da cidade de Viçosa.

Apoio

Além de  passar por diversas análises técnicas criteriosas; para que a atual sede da Uai Tec no bairro São Luiz pudesse ser utilizada para a instalação do polo tecnológico, o instituto contou com o apoio do chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria de Governadoria do Estado, o formiguense Sheldon Almeida, de Fernado Porto, do deputado Gabriel Guimarães, do secretário de Educação de Formiga, Geraldo Reginaldo, do grupo de trabalho do polo o IFMG e em especial do Sub-secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Márcio Rosa Portes.

Para a prospecção da empresa automobilística que será parceira no projeto, o IFMG contou com o apoio irrestrito do vereador Juarez Carvalho. 

Redação do Jornal Nova Imprensa Com informações do G1

COMPATILHAR: