O Ministério da Educação divulgou que mais de 1,2 milhão de estudantes já se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) até o meio-dia desta quarta-feira (19). O MEC afirma que o processo de inscrição está normalizado e diz que até as 23h59 desta quinta-feira (20), quando termina o prazo, todos os estudantes terão conseguido se increver no programa que seleciona para mais de 83.125 vagas em instituições públicas de educação superior.
Mais de 3,3 milhões de estudantes fizeram o Enem 2010, cujas notas são usadas pelo SiSU. O prazo original das inscrições terminaria na terça-feira (18), mas por causa das dificuldades de acesso e dos problemas com o site o MEC adiou o prazo para esta quinta-feira.
Enquanto isso, o Ministério Público Federal em Pernambuco e no Ceará apresentaram ação civil pública na Justiça Federal solicitando que as inscrições para o SiSU sejam interrompidas até que o MEC permita aos candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possam ver as provas e, eventualmente, apresentar recursos.
Problemas no site
O Ministério da Educação divulgou nota nesta terça-feira (18) reconhecendo que após a manutenção do site do sistema, na noite de segunda-feira (17), estudantes conseguiram ter acesso a páginas e dados de outros candidatos. O MEC assegura, no entanto, que não era possível navegar na página e alterar os dados cadastrais de terceiros.
MEC diz que não é possível alterar dados
O Ministério da Educação divulgou nota nesta terça-feira (18) reconhecendo que após a manutenção do site do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), na noite de segunda-feira (17), estudantes conseguiram ter acesso a páginas e dados de outros candidatos. O MEC assegura, no entanto, que não era possível navegar na página e alterar os dados cadastrais de terceiros.
Leia a íntegra da nota:
O Ministério da Educação esclarece que após a manutenção extraordinária dos equipamentos da página de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), realizada entre as 19h30 e as 20h de segunda-feira, 17, alguns estudantes foram redirecionados, por poucos minutos, para páginas e dados aleatórios. Sem, no entanto, possibilidade de navegação.
O problema voltou a ocorrer na abertura do sistema, na manhã desta terça-feira 18, por quatro minutos, as 6h, em função da troca de outro equipamento da rede destinado a melhorar a capacidade do sistema.
O MEC assegura que em nenhum momento foi possível a troca de inscrição ou a manipulação dos dados dos estudantes?.
Convocação
De acordo com o MEC, o resultado da primeira chamada estará disponível para consulta dos candidatos no dia 24 de janeiro e os estudantes selecionados poderão efetuar a matrícula na instituição de ensino entre os dias 27 e 31 de janeiro, sempre nos dias úteis. Outras duas chamadas serão realizadas nos dias 4 e 13 de fevereiro.
O início das inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que dá bolsa de estudos em universidades privadas, está marcado para sexta-feira (21).

COMPATILHAR: