Os médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto começaram uma Operação “Tartaruga” nesta segunda-feira (26) em Divinópolis. A informação foi confirmada pela diretora em saúde do município, Janice Soares, e pelo pronto-atendimento do local por telefone.

A categoria reivindica o pagamento de salários atrasados e, por isso, afirmou que atenderá somente casos de urgência e emergência, classificados pelo protocolo de Manchester com as cores amarelo, laranja e vermelho.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) afirmou que não foi comunicada oficialmente sobre a paralisação.

No último dia 14, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Prefeitura decidiram que a Semusa teria 30 dias para apresentar um plano de soluções para os problemas do atendimento na unidade.

A informação foi passada ao MG2 pelo secretário de Saúde de Divinópolis, Amarildo Souza, que disse ainda que, no plano, estará a estratégia para retirar a Santa Casa de Formiga da gestão da unidade.

Problemas na UPA

A UPA ”Padre Roberto” foi inaugurada no final de março de 2014 e tem capacidade para atender 450 pessoas por dia para atendimentos de pediatria, clinica médica, cirurgias de traumas e ortopedia. A unidade conta com 27 leitos de observação, sendo sete para crianças e 20 para adultos.

Atualmente, a UPA é administrada pela Santa Casa de Caridade de Formiga. No entanto, a instituição enfrenta uma crise financeira que culminou no atraso de salários e restrição do atendimento a casos de urgência e emergência no ano passado.

Além disso, o portal G1 divulgou nos últimos anos denúncias de prestação de serviço precária, filas, falta médicos, vagas e atendimento demorado.

Em abril deste ano, um relatório feito pela Comissão de Saúde da Câmara de Divinópolis apontou a existência de diversas irregularidades na estrutura física da Unidade de Pronto Atendimento.

 

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: