Com as péssimas condições de trabalho e a falta de perspectiva em melhorar a estrutura da saúde em Formiga, os médicos da rede pública do município podem entrar em greve por tempo indeterminado, a partir de quinta-feira (13). A medida foi divulgada pela assessoria de comunicação do do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais no fim da tarde dessa segunda-feira (10).
Em nota, foi explicado que a decisão foi tomada em 25 de fevereiro, quando a categoria reuniu-se em assembleia geral juntamente com a diretoria do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) e denunciou mais uma vez a precariedade da saúde. Entre as queixas relatadas está a impossibilidade de prestar um atendimento de qualidade devido a falta de estrutura. Os médicos relatam mais uma vez as dificuldades para realização de exames e para dar continuidade ao tratamento dos pacientes. Em alguns Postos de Saúde, não há nem mesmo salas para o acolhimento.
Os profissionais revelam também que os salários estão defasados e acabam por desestimular os profissionais, fazendo com que alguns abandonem seus postos de trabalho. Segundo informações dos próprios médicos, um profissional que trabalha no Programa Saúde da Família (PSF) ganha em média R$ 12 por hora.
Através de registro de imagens dos profissionais da saúde, as unidades estão com as paredes mofadas, a porta de sala onde são colhidos preventivos sem fechadura, moscas nos locais de atendimento médico, falta de materiais simples como esparadrapo para fazer curativos e outros problemas como lixo nas áreas externas, falta de papel descartável para cobrir as macas onde dezenas de pacientes, com as mais diversas doenças se deitam todos os dias durante os atendimentos
Durante a assembleia, também foi definida uma pauta de reivindicações dos médicos que o Sinmed-MG já enviou à Prefeitura de Formiga, mas até o momento, não houve retorno e nem sinais positivos para a abertura das negociações.
A categoria decide que vai aguardar a resposta da Prefeitura até o próximo dia 13, data em que acontecerá outra assembleia geral dos médicos e na qual poderá ser definida uma greve por tempo indeterminado.
Confira as reivindicações dos médicos entregues à Prefeitura pelo Sinmed-MG
1. Reconhecimento da legitimidade do acordo realizado com a Prefeitura para o cumprimento de 20 consultas diárias e não das 08 horas diárias.);
2. Cessação da sindicância e de processos administrativos contra os médicos;
3.Negociação salarial;
4. Melhores condições de trabalho ? estruturação dos Postos de Saúde, condições de continuidade dos atendimentos (consultas com especialistas, exames, reforma de prédios, protocolos clínicos, revisão do número de habitantes por PSF, dentre outros)

COMPATILHAR: